Jbnjnjn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades para Estudo e Reflexão sobre o Texto 1
1. Explique, com suas próprias palavras, a afirmação: “A Psicologia, como área de conhecimento e profissão, é marcada pela diversidade e pode ser caracterizada como um 'espaço de dispersão'”.
2. Qual é a origem da diversidade na Psicologia? Explique, com suas próprias palavras, o que são as matrizes do conhecimento psicológico, na definição deL. C. Figueiredo.
3. O que são o dogmatismo e o ecletismo e por que surgem? Por que o autor considera-os inaceitáveis?
5. O que Figueiredo propõe como atitude para o psicólogo lidar com a diversidade da Psicologia?
6. Por que não faria sentido no contexto da diversidade da Psicologia, procurar descobrir qual a corrente de pensamento mais "verdadeira" ou mais "científica"?
7. Faça uma reflexãosobre o poema reproduzido abaixo, com base no texto lido:
 
A VERDADE
 
Carlos Drummond de Andrade
 
A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.
 
Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis nãocoincidiam.
 
Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.
 
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.
 
(Do livro “O Corpo”, da Editora Record, 1984)
             Depois de ter lido e refletido sobre o texto, verifique seu desempenho nos exercícios de verificação de aprendizagem a seguir. Antes disso, como exemplo, comentaremos uma das questões propostas neles. Responda a questão e a seguir atente para os comentários sobre ela:
            Tendo como referência o texto sobre Diversidade, reflita e analise cada uma das afirmações abaixo e identifiqueaquela que NÃO está de acordo com as posições apresentadas pelo texto.
(a) A diversidade pode ser considerada uma característica própria da Psicologia, como área de conhecimento e profissão, na medida em que o espaço ocupado por ela, contemporaneamente, comporta a existência de várias formas diferentes de conceituar e investigar os fenômenos psicológicos.
(b) Aceitando a diversidade comocaracterística da Psicologia, não há por que considerar a existência de formas diferentes de pensar como algo negativo, indicativo de caos e desordem na área de conhecimento. Segundo os autores, a diversidade pode ser compreendida quando se analisa sua origem.
(c) A diversidade, na realidade, é uma característica da Psicologia, apenas aparente. Uma observação superficial das várias formas de pensarpoderia não perceber que, por trás das aparências, as várias correntes de pensamento pretendem conhecer o mesmo objeto de estudo, apenas usando diferentes métodos para conhecê-los.
(d) Quando se analisa a origem da diversidade das várias formas de pensamento da Psicologia pode-se perceber que elas não se originam do acaso, mas são situadas, isto é, são construídas em estreita relação com determinadosmomentos e acontecimentos históricos, em determinados lugares, em que se pensava diferentemente sobre diversos assuntos.
(e) A diversidade da Psicologia se manifesta na prática com a co-existência dentro do espaço psicológico de diferentes especificações acerca daquilo que deve ser estudado (os objetos de estudo) e de diferentes crenças sobre como estudar esses objetos (isto é, de métodos deestudo).
 
             Você deve ter percebido que a alternativa a ser assinalada é a (c), já que todas as outras apresentam afirmações que são coerentes e concordam com aquilo que o Texto 1 apresenta. A alternativa (c) distancia-se do texto lido, na medida em que afirma erroneamente que todas as diferentes Psicologias têm o mesmo objeto de estudo. A análise das diversas abordagens que...
tracking img