Jayme monjardim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É considerado uma personalidade polêmica dentro da televisão, principalmente devido aos não raros conflitos que trava com autores dos textos que dirige.
Formado em Cinema pela FAAP, começouprofissionalmente no final da década de 70, dirigindo curtas-metragens documentários e sendo assistente de direção de Francisco Ramalho Júnior em Paula - A História de uma Subversiva e Filhos e Amantes.Iniciou sua carreira na televisão no início dos anos 80 na Rede Bandeirantes, onde conduziu um especial sobre a mãe, a cantora Maysa, e a série infantil Braço de Ferro (1983), escrita por Marcos Caruso.No ano seguinte, transferiu-se para a Rede Globo, na qual passou a co-dirigir telenovelas, como Partido Alto, Roque Santeiro e Sinhá Moça. Sua primeira direção-geral ocorre em Direito de Amar,telenovela de época de Walter Negrão, exibida na faixa das 18 horas. Em 1989 é contratado pela extinta Rede Manchete, dirigindo o grande sucesso Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa. Na emissora ainda dirige amacrossérie O Fantasma da Ópera e passa a coordenar o núcleo de criação. Entretanto, sai da Manchete pouco tempo depois. Durante a primeira metade da década de 1990, ainda participa de várias produçõesindependentes, como a telenovela A Idade da Loba, história do dramaturgo Alcione Araújo bancada pela produtora TV Plus e exibida na Rede Bandeirantes.
Volta para a Globo em grande estilo, dirigindoa minissérie Chiquinha Gonzaga, de Lauro César Muniz, em 1999. No mesmo ano, reata sua parceria com Benedito Ruy Barbosa, dirigindo a telenovela Terra Nostra, grande sucesso do ano de 1999. Em 2000,dirige a minissérie Aquarela do Brasil, também de Lauro César Muniz, um fracasso. Rompe com Benedito, que o acusa de ter "roubado" a ambientação, uma vez que pretendia fazer uma continuação de TerraNostra ambientada na década de 1940, retratada por Aquarela. Nesse mesmo trabalho conseguiu também arrumar outro desafeto: o próprio Lauro César Muniz, que se pronunciou publicamente contra a...
tracking img