Java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Java é uma linguagem de programação que permite o desenvolvimento de aplicações para uma série de plataformas. É possível ter software Java desde dispositivos pequenos, como telefones celulares, até computadores de grande porte, como os mainframes, por exemplo. Devido a essa característica, a linguagem Java conta com três conhecidos ambientes de desenvolvimento: o JSE (ou J2SE), oJEE (ou J2EE) e o JME (J2ME). Este trabalho mostrará brevemente o que cada um faz e as suas diferenças.

LINGUAGEM DE PROGAMAÇÃO JAVA

A linguagem de programação JAVA é uma linguagem Orientada a Objetos, ela foi criada na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, tendo como característica principal, que se diferenciava das outras a orientação a objetos, enquantoas outras eram linguagens mais estruturadas de mais baixo nível voltadas para comunicação com o hardware, além disso, JAVA possui outras características como, por exemplo, a portabilidade de poder ser executada em qualquer sistema operacional, possuir amplo recurso de redes, com muita segurança e também por ter sua sintaxe similar à linguagem C/C++, foi rapidamente tomando adeptos. E com o aexplosão da internet precisava-se de uma linguagem que tivesse sua plataforma voltada para ela, e JAVA por possuir um ambiente de programação web, desktop e mobile estourou no mercado [LEMAY 1997].

AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO

A linguagem Java vem sofrendo aprimoramentos desde o seu lançamento. O aumento no número de aplicações e, consequentemente, o aumento no número de bibliotecas padrão dalinguagem, levou à criação de três divisões na plataforma a partir da versão 2 da linguagem: J2SE, J2EE e J2ME. Essas divisões são chamadas por alguns de ambientes de desenvolvimento. No entanto, há quem as denomine profile, plataforma, versão, entre outros. É importante ressaltar que, a partir de 2006, passou-se a utilizar uma nova nomenclatura para essas plataformas. O número 2 foi retirado das siglasque as representam. Assim, estas passaram a ser JSE, JEE e JME.

AMBIENTE JME

O ambiente JME (Java Micro Edition) que é voltado para a programação de dispositivos móveis, foi se expandindo com a evolução dos aparelhos celulares. E por ser uma linguagem open source a maioria dos aparelhos possui a JMV (Java Virtual Machine), para a execução dos aplicativos JAVA. Na figura abaixo mostra aarquitetura Java Micro Edition, mostrando como é feita a comunicação e execução dos aplicativos JME, descrevendo os componentes que cada pacote [LEMAY 1997].

Como a linguagem Java já era conhecida e a adaptação ao JME não é complicada, logo surgiram diversos tipos de aplicativos para tais dispositivos, como jogos e agendas eletrônicas. As empresas saíram ganhando com isso porque, desde que seusdispositivos tenham uma JVM (Java Virtual Machine - Máquina Virtual Java), é possível, com poucas modificações, implementar os aplicativos em qualquer aparelho, sendo o único limite a capacidade do hardware.
A plataforma JME contém configurações e bibliotecas trabalhadas especialmente para a atuação em dispositivos portáteis. Assim, o desenvolvedor tem maior facilidade para lidar com as limitaçõesde processamento e memória, por exemplo. Um exemplo disso é a configuração chamada CLDC (Connected Limited Device Configuration), destinada a dispositivos com recursos de hardware bastante limitados, como processadores de 16 bits e memórias com 512 KB de capacidade. Essa configuração contém uma JVM e um conjunto básico de bibliotecas que permite o funcionamento da aplicação Java em dispositivos comtais características.


AMBIENTE JEE

O JEE (Java Enterprise Edition) é a plataforma Java voltada para redes, internet, intranets e afins. Assim, ela contém bibliotecas especialmente desenvolvidas para o acesso a servidores, a sistemas de e-mail, a banco de dados, etc. Por essas características, o JEE foi desenvolvido para suportar uma grande quantidade de usuários simultâneos.

A...
tracking img