Java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

FACULDADE DE CIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA









Projecto Científico

PETROGRAFIA E LITOGEOQUIMISMO DAS ROCHAS ULTRAMÁFICAS E VEIOS DE QUARTZO AURÍFEROS DO GRUPO DE TXITONGA, DISTRITO DE LAGO, PROVÍNCIA DE NIASSA







Autor: José Timóteo Femerape

Supervisor: Dr. Estêvão Inácio Sumburane







Maputo, Outubro de 2011





GENERALIDADES



Introdução

Emcumprimento com o programa do trabalho de culminação do curso, Projecto Científico, deslocou-se da Província de Maputo à Província de Niassa uma brigada para trabalho de campo composta por Eugénio Anastácio José, José Timóteo Femerape, Doutor Estêvão Inácio Sumburane, do Departamento de Geologia, e Benjamim Gonçalves, representante da Gold Mining Cooporation (GMC) Ltd. A brigada deslocou-se etrabalhou no campo na área de Localidade de Lupilichi, Distrito de Lago, Província de Niassa durante duas (2) semanas de 28 de Agosto de 2011 à 10 de Setembro de 2011.



O presente trabalho é parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciatura em Geologia no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane – UEM.



Com base em dados do campo e delaboratório procura-se nesse trabalho caracterizar petrografica e litoquimicamente as rochas ultramáficas e veios de quartzo auríferos do Grupo de Txitonga Neoproterozóico do Distrito de Lago, Província de Niassa.













Objectivos do trabalho



Objectivo principal

O objectivo principal desta pesquisa consiste na caracterização petrográfica e litoquímica dos litótipos que compõem o Grupo deTxitonga e veios de quartzo auríferos.

Objectivos específicos

Este trabalho de pesquisa tem como objectivos específicos os seguintes:

Fazer a caracterização petrográfica e litoquímica das rochas ultramáficas e veios de quartzo auríferos do Grupo de txitonga;

Fazer a caracterização petrográfica e litoquímica dos e veios de quartzo auríferos do Grupo de txitonga;

Diferenciar as rochas ultramáficas combase nas características petrográficas;

Diferenciar a natureza da fonte magmática;

Classificar as rochas ultramáficas do Grupo de Txitonga quanto ao ambiente geotectónico.



Metodologias



Primeira parte - Trabalho de gabinete

A primeira parte do trabalho consistiu de um levantamento de todo o material bibliográfico sobre a região noroeste da Localidade de Lupilichi com o objectivo de seadquirir um maior conhecimento da geologia da região, bem como a selecção de material referente ao tema da pesquisa. A esta etapa sucederam-se os trabalhos de campo, com a realização do mapeamento da área e colecta de amostras para estudos mais específicos de laboratório, os quais consistiram em descrições e análises petrográficas, análises de quimismo mineral e análise química em rocha total. Aúltima etapa consistiu da confecção do relatório final, bem como do mapa geológico. A metodologia aplicada é resumida nas páginas que seguem.




Segunda parte - Trabalho de campo



Esta etapa sucede a etapa de Trabalho de Gebinete. Esta etapa consistiu no levantamento geológico, descrição e identificação de rochas e colheita de amostras solos e rocha incluindo veios de quartzo mineralizados. Aamostragem de rocha foi feita ao longo dos corpos básicos e ultrabásicos intrusivos sem nenhuma regularidade específica, ou seja sem traçado de perfis, visto a sua distribuição espacial não é regular, isto é, sempre que elas aflorassem. As amostras de solo foram colhidas em horizontes argilosos de rochas meteorizadas, minas abertas abandonadas e nos aluviões do Rio Messinge. Foi usada como basecartográfica a Folha Ponta Messuli – Lupilichi 1134/1135 da GTK (2007), escala 1:250 000.



As amostras foram enumeradas 11NS102, onde 11 é o ano de colheita (2011), NS Niassa e 292 número da amostra. No total foram colhidas 292 amostras de rocha, veios de quartzo mineralizados e solos. A localização das estações de amostragem foi feita com base nas coordenadas geográficas obtidas a partir de...
tracking img