Java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabarito - A

Nível Superior - Analista Área Administrativa 04. Infere-se do que é lido no texto 1 que: (A) as convenções da OIT não foram observadas no Brasil; TEXTO 1 (B) a convenção 188 da OIT aborda as piores formas do trabalho infantil; (C) a partir da data de 12 de junho o trabalho infantil foi regulamentado; (D) o trabalho infantil foi universalmente proibido; (E) a legislaçãobrasileira sobre trabalho infantil seguiu a da OIT. 05. Entre os pares abaixo, aquele que permite normalmente inversão de termos com modificação de significado é: (A) legislação nacional; (B) diferentes sociedades; (C) trabalho infantil; (D) normas internacionais; (E) piores formas. 06. O texto 1 já permite sua inserção entre os textos de tipo: (A) narrativo; (B) descritivo; (C) dissertativo expositivo;(D) dissertativo argumentativo; (E) injuntivo.

LÍNGUA PORTUGUESA

“O dia 12 de junho é reservado ao combate ao Trabalho Infantil. A data, designada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, e endossada pela legislação nacional, Lei n. 11.542, em 2007, visa chamar a atenção das diferentes sociedades para a existência do trabalho infantil, sensibilizando todos os povos para anecessidade do cumprimento das normas internacionais sobre o tema, em especial as Convenções da OIT 188, de 1973, e 182, de 1999, que tratam, respectivamente, da idade mínima para o trabalho e as piores formas de trabalho infantil.
(Trabalho infantil, Marcelo Uchôa)

01. A primeira frase do texto 1 encontra-se na voz passiva; a preferência pela construção de voz passiva, nesse caso, permite aoautor do texto: (A) situar a ação no passado recente; (B) evitar a identificação do autor da ação; (C) tornar o texto mais formal; (D) iniciar a frase por uma circunstância de tempo; (E) atribuir ao sujeito o papel de agente. 02. Depreende-se do texto 1 que o dia 12 de junho: (A) é data marcada pela OIT para a comemoração da existência do trabalho infantil; (B) pretende ser identificado como odia em que se começou a combater o Trabalho Infantil; (C) assinala a preocupação brasileira com a existência do trabalho infantil em sua piores formas; (D) indica uma data simbólica para que os povos despertem para os problemas decorrentes do trabalho infantil; (E) foi criado pela legislação brasileira, com o apoio da OIT, para que se combatam os males do trabalho infantil. 03. A oraçãoreduzida de gerúndio “sensibilizando todos os povos para a necessidade do cumprimento das normas internacionais” tem valor de: (A) modo; (B) consequência; (C) meio; (D) finalidade; (E) causa.

2 - Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Nível Superior - Analista Área Administrativa TEXTO 2 “Segundo estimativa da OIT, 71 milhões de crianças da faixa etária do ensino fundamental e médio emtodo mundo não estão matriculadas nas escolas, logo, teoricamente, imersas no labor. No Brasil, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil afirma que trabalham 4,3 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, sendo que 900 mil na faixa de 5 a 14 anos, e 123 mil na faixa de 5 a 9 anos, ou seja, abaixo da idade de 16 anos prevista como mínima para o trabalho,segundo o art. 7º., XXXIII, da Constituição de 1988. Segundo o Fórum, o Censo Nacional de 2010 registrou que 132 mil crianças de 10 a 14 anos são provedoras de suas famílias, portanto, responsáveis pelos seus sustentos”. 07. “Segundo estimativa da OIT, 71 milhões de crianças da faixa etária do ensino fundamental e médio em todo mundo não estão matriculadas nas escolas”; a forma de reescrever-seessa frase que altera o seu sentido original é: (A) segundo estimativa da OIT, em todo mundo não estão matriculadas nas escolas 71 milhões de crianças da faixa etária do ensino fundamental e médio; (B) setenta e um milhões de crianças da faixa etária do ensino fundamental e médio em todo mundo não estão matriculadas nas escolas, segundo estimativa da OIT; (C) segundo estimativa da OIT, 71 milhões...
tracking img