Java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
JAVA

Júlia Telles1
Marceli Rodrigues Lima[1]


RESUMO

No presente trabalho, serão abordados alguns itens sobre a linguagem de programação Java, tais como: história, características, vantagens e desvantagens, sintaxe. Como e porque essa linguagem conquistou o mundo? Essa entre outras questões, além de alguns conceitos básicos, serão desenvolvidos nesteartigo.



PALAVRAS-CHAVE: Java. Programação. Sintaxe.

INTRODUÇÃO


Atualmente, o desenvolvimento de softwares tem crescido gradativamente. Com isto, são criadas linguagens de programação para suprirem a demanda de programas. A linguagem de programação Java foi criada e desenvolvida para obter softwares com qualidade e eficiência, atraindo desenvolvedores através de suascaracterísticas e vantagens relevantes.
Como essa linguagem é adaptável a qualquer plataforma (browsers, mainframes, sistemas operacionais, celulares, palmtops, cartões inteligentes etc), os novos programadores preferem desenvolver seus softwares através dessa ferramenta, pois assim poderão aproveitar seus códigos.

1 Linguagem de Programação JAVA

Java é uma linguagem de programaçãoorientada a objeto. Diferente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um "bytecode" que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java[2]




A linguagem JAVA é compilada para uma forma de código chamada bytecode, ele é o responsável pela independência dasplataformas, sendo executada em browsers, mainframes, sistemas operacionais, celulares, palmtops, cartões inteligentes etc. Essa linguagem se tornou popular pelo uso da internet.


1.1HISTÓRICO

A linguagem de programação Java teve início no ano de 1991, a partir de um projeto (Green Project) de pesquisa da Sun Microsystems, que visava à criação de um software capaz de rodar em múltiplasplataformas (computadores, palmtops, celulares).
Os criadores do projeto foram: Patrick Naughton, Mike Sheridan e James Gosling. O objetivo do projeto era desenvolver um ambiente operacional pequeno, confiável, portável e com distribuição gratuita.
No início, a linguagem de programação utilizada era C++, porém as dificuldades encontradas fizeram com que fosse criada uma linguagemcompletamente nova. Baseada então em linguagens como Eiffel, SmallTalk, Objective C, e Cedar /Mesa, foi criada a linguagem de programação JAVA, inicialmente chamada de Oak.
O Oak foi criado para televisores, um programa que permitia ao telespectador interagir com a emissora e a programação. Para a época a idéia não foi aceita, hoje em dia já é uma realidade. Entretanto, em 1995, com crescimentoda internet (grande rede interativa), Gosling teve que adaptar o Oak para a internet, batizando então de JAVA.
Essa linguagem teve grande crescimento num curto tempo. Atingindo em 2004 cerca de três milhões de desenvolvedores em todo mundo. Java continua crescendo e hoje é uma referência no mercado de desenvolvimento de software, sendo mantida pelo JCP (Java Community Proccess).


1.2CARACTERÍSTICAS

Segundo a Sun Microsystems, Java foi estruturado para ser: "Orientado a objetos, robusto, seguro, independente de arquitetura, portável, de alto desempenho, interpretável, com linhas de execução (threads) e dinâmico."
Os programas escritos em Java são mais robustos, pois a linguagem impõe mais restrições ao programador. A presença de coleta automática de lixo evita erros comunsque os programadores cometem quando são obrigados a gerenciar diretamente a memória. A eliminação do uso de ponteiros, em favor do uso de vetores, objetos e outras estruturas substitutivas trazem benefícios em termos de segurança. O programador é proibido de acessar a memória que não pertence ao seu programa, além de não ter chances de cometer erros comuns tais como uso indevido de aritmética...
tracking img