Jauhujs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIERRE BOURDIEU
Pierre Bourdieu nasceu em 1930 no vilarejo de Denguin, no sudoeste da França. Em 1951 ingressou na Faculdade de Letras, em Paris, e na Escola Normal Superior. Três anosdepois, graduou-se em filosofia. Prestou serviço militar na Argélia (então colônia francesa), onde retomou a carreira acadêmica e escreveu o primeiro livro, sobre a sociedade cabila.Bourdieu publicou maisde 300 títulos, entre livros e artigos. O sociólogo francês Pierre Bourdieu morreu na noite do dia 23 de Janeiro, num hospital de Paris, em consequência de um cancro, aos 71 anos de idade. Catedráticode sociologia no Colége de France, Pierre Bourdieu era considerado um dos intelectuais mais influentes da sua época. 
O PENSAMENTO DE BURDIEU SOBRE A EDUCAÇÃO E SUA FUNÇÃO:
Para construir suateoria, Bourdieu criou uma série de conceitos, como habitus e capital cultural. Todos partem de uma tentativa de superação da dicotomia entre subjetivismo e objetivismo. Ele acreditava que qualqueruma dessas tendências, tomada isoladamente, conduz a uma interpretação restrita ou mesmo equivocada da realidade social.
Pierre Bourdieu analisa a escola contemporânea, e diz que as instituiçõesde ensino são, de fato, instituições conservadoras, que produzem e reproduzem os valores e a cultura específicos da classe dominante, favorecendo, desta forma, àqueles que já possuem, fora da escola,à cultura dominante, ou seja, favorece a própria classe dominante.
Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração paraoutra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. E este, segundo o sociólogo, está diretamente relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula. Eles tendem a serjulgados pela quantidade e pela qualidade do conhecimento que já trazem de casa, além de várias “heranças”, como a postura corporal e a habilidade de falar em público. Uma mostra dos mecanismos de...
tracking img