Jateamento com areia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidrojateamento (Waterjetting)
É um meio utilizado para remoção de tintas ou limpeza da superfície do aço, em que se utiliza um jato de água em alta pressão. É possível também remover incrustações em equipamentos industriais, tais como: trocadores de calor, tanques, evaporadores, caldeiras, aquecedores, tubulações, limpeza de máquinas e etc.
Este sistema é ideal para a aplicação em áreasonde, por necessidade de redução e controle da poluição ambiental e de doenças profissionais, não é permitido o uso de areia, granalha de aço ou de vidro. É um processo que não produz faísca e não desgasta a superfície jateada, retirando apenas a tinta, borracha, plástico, ferrugem ou outro material que não faça parte da estrutura. O grau de pureza da superfície preparada com hidrojateamento é 85%maior, se comparado à preparação com jateamento abrasivo. O único resíduo resultante deste processo é o óxido de ferro que, em seu estado inicial, é inerte e não compromete o desempenho dos produtos desenvolvidos para aplicação sobre o substrato remanescente. São utilizados equipamentos com bomba de altíssima pressão de 06 pistões, acionado por motor Diesel ou elétrico. A água a alta pressão édistribuída por meio de mangueiras e pistolas especiais para jateamento, sendo que o jato de água é dirigido por um ou mais bicos rotativos e diretos sobre a superfície com altíssima energia concentrada. (conforme figuras. 1, 2, 3). A produção pode variar, em média, de 5 a 10m² por hora, dependendo do revestimento e da condição inicial do meu substrato, bem como o grau de intemperismo a ser removido eda potência da bomba.
Alguns equipamentos captam a água utilizada durante a execução da limpeza, diminuindo os riscos de contaminação do solo e reduzindo os custos com tratamento da água utilizada.
O hidrojateamento não deve ser empregado como método de limpeza em superfícies que nunca receberam um jateamento abrasivo. Isto porque ele não produz um perfil de ancoragem no substrato. Ele apenasregenera o perfil já existente.




Figura 1 (Bomba elétrica) Figura 2 (Bomba à Diesel)





Figura 3 (Hidrojatistas)









Neste processo encontramos os seguintes tipos de pressões operacionais:
• Limpeza com água à baixa e média pressão: de 5.000 psi (340 bar);
• Limpeza com água à alta pressão: de 5.000 psi (340 bar) até 10.000 psi (700
• bar).• Hidrojateamento: Acima 25.000 psi (1.700 bar);
• Hidrojateamento com Ultra Alta Pressão: acima de 25.000 psi (1.700 bar)

A principal exigência deste equipamento é que a máquina atinja o mínimo de 1700 bar (25.000 psi) de pressão, conforme especificação da norma para o método da preparação de superfícies com hidrojateamento (NACE No. 5/SSPC-SP 12).
WJ-1 A superfície deestar livre de toda ferrugem, tinta carepa de laminação e matéria estranhas visíveis previamente existentes, e apresentar um acabamento metálico fosco uniforme.

WJ-2 A superfície deve estar limpa, apresentando um acabamento fosco, com pelo menos 95% da área livre de todos os resíduos visíveis previamente existentes, e os 5% remanescentes contendo apenas aleatoriamente, manchas dispersas deoxidação, tinta e matéria estranha.

WJ-3 A superfície deve estar limpa, e apresentando um acabamento fosco com pelo menos 2-3 da área livre de todos os resíduos previamente existentes (exceto carepa de laminação), e o 1-3 remanescente, contendo apenas, aleatoriamente, manchas dispersas de oxidação, tintas ou matéria estanha previamente existentes.

WJ-4 A superfície deve apresentar-se,uniformemente, livre de ferrugem tintas e carepa de laminação não aderida.


OBS: conforme a norma N-9 da Petrobrás, CONTEC SC-14, 5.1.3, água: a água deve-se verificar se a água é limpa, doce e ausente de contaminantes com PH de 6,5 a 7,5.
Para os objetivos desta norma, os sais solúveis em água considerados são: os cloretos, os de Ferro II e os de sulfato.

SC-1 A superfície deve estar livre de...
tracking img