Jardim sobre a laje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO

Analise de fatores da construção de jardim sobre a laje.



RESUMO

Devido ao desenvolvimento urbano, o homem vem se distanciando cada vez mais da natureza, e prejudicando-a. Portanto, as construções de jardim sobre a laje vêm tentar amenizar o problema ecológico causados na natureza. Logo tal construção tem como principais funções, a reutilização da água da chuva,diminuição de enchentes e diminuição da emissão de CO2.

Porém tal projeto exige um alto custo, devido não só ao processo de impermeabilização, mas também o cuidado com todo material aplicado em obra.

Para a construção de um jardim todo cuidado será pouco. Devemos ter muito cuidado com cultivo de determinadas plantas e materiais a serem usados.



INTRODUÇÃO

Umalaje impermeabilizada e com jardim, não seria desnecessária ou inútil. Pois torna a região urbana mais agradável [03].

Devido a preocupação com meio ambiente, a arquitetura moderna vem se modificando. Surgem novas técnicas de construções e arquitetura que influenciam nas construções verdes, “Coberturas Verdes” ou “Coberturas Ajardinadas”. Tal tendência pode ser notável em alguns países,como, Estados Unidos, França, Inglaterra, Canadá, Áustria, Alemanha e Itália. Sendo que o Brasil já tem parte em tal tendência [03] nos últimos dois anos. “De 2007 para cá, os investimentos na área aumentaram vertiginosamente”, afirma o arquiteto David Douek, diretor da consultoria OTEC (Otimização Energética para a Construção) [02].

Na Alemanha e Áustria já existem movimentos a favor dasCoberturas Verdes que tendem a aumentar a teoria que luta contra as condições de habitação insalubre em grandes cidades. Na Alemanha jardim de cobertura torna-se um fator criativo, representando uma importante possibilidade de melhorar as residências de forma ecológica e criativa. “Somente em 1993 a Alemanha efetuou 2,6 milhões de metros quadrados, de coberturas verdes e impermeabilizadas” [03].[10].










“Um estudo da National Research Council of Canadá mostrou as diferenças entre os telhados, com jardins e telhados sem jardins em função da temperatura. O estudo mostra os efeitos da temperatura sobre as diferentes camadas de cada teto em alturas diferentesdo dia. Jardins de telhado são, obviamente, muito benéficos em reduzir os efeitos da temperatura em função telhado sem jardins” [01].

A construção de jardim sobre a laje pode ser um elemento ecoeficiente que reserva água da chuva para reutilização, sem utilizar energia elétrica, bombas ou bicos irrigantes [09].

Tais fatores influenciam uma melhor qualidade de vida da populaçãourbana. Porém o processo de construção de jardim sobre a laje exige um custo considerável, e um alto cuidado com impermeabilização [03]. E alguns cuidados são essenciais para tal construção, como, quantidade de ralos a serem colocados devido ao escoamento da água [05] e o peso limite que a laje suporta [07].





OBJETIVOS

O desenvolvimento urbano vem gerando muitas conseqüênciasnegativas, influenciando nas condições climáticas, na pureza do ar, poluição sonora, desperdício da água, sujeira nas ruas e alta emissão de CO2. Logo o projeto de jardim de cobertura tem como finalidade amenizar tais problemas, porem, devemos analisar os pontos positivos e negativos de tal projeto.






RESULTADOS ESPERADOS

Conforme o desenvolvimento urbano vem crescendo, oindividuo prefere morar em um prédio, devido a segurança, custo e tudo mais. Assim os projetos de coberturas verdes tornam um meio de conciliar a natureza em pouco espaço.

Embora não seja um projeto simples e barato, temos muitos fatores bons, como, a absorção de CO2, reutilização da água e tudo mais.

Estudos mostram o quanto tal jardim poderia contribuir para melhora de qualidade...
tracking img