jarapica

672 palavras 3 páginas
Página. 17 (para recapitular):
1. Na tabela a seguir, há a classificação biológica de dois animais: o ser humano e o cachorro doméstico. Indentifique quais são os nomes dos grupos (táxos) que estão representados por números:
2. Lineu, no século XVIII, considerava as espécies como grupos fixos e imutáveis. Você concorda com essa ideia? Argumente.
3. Sabe-se que algumas estruturas biológicas apresentam uma relação de homologia entre si. Elabore uma definição para o termo em destaque e apresente exemplos.
4. O sistema de nomenclatura binária é utilizado para designar as espécies. Explique o que esse sistema estabelece, citando exemplos.
5. Caracterize os cinco reinos de seres vivos quanto ao tipo de nutrição.
6. Antigamente, a expressão "Reino Protista" era utilizada para se referir ao Reino Protoctista. Explique por que houve essa alteração.
Página. 17 a 19 (questões e propostas para discussão).
1.(Vunesp) Alunos de uma escola, em vista ao zoológico, deveriam escolher uma das espécies em exposição e pesquisar sobre seus hábitos, alimentação, distribuição etc. No setor dos macacos, um dos alunos ficou impressionado com a beleza e a agilidade dos macacos-pregos. No recinto desses animais havia uma placa com a identificação: Nome vulgar: Macaco-prego (em inglês Ring-tail Monkeys ou Weeping Capuchins). Ordem Primates. Família Cebidae. Espécie Cebus apella.
Esta foi a espécie escolhida por esse aluno. Chegando em casa, procurou informações sobre a espécie em um site de busca e pesquisa na internet. O aluno deveria digitar até duas palavras-chave e iniciar a busca.
a) Que palavras o aluno deve digitar para obter informações apenas sobre a espécie escolhida?
b) Justifique sua sugestão.
2.(Unicamp-SP) De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico Felis catus aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma

Relacionados