Jaquison Renan Rocha Magalh Es T4

291 palavras 2 páginas
O conhecimento este diretamente ligado ao homem, à sua realidade e pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo advém das relações do próprio com o meio. O individuo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação com seus objetivos. E uma forma de explicar e entender os fenômenos das relações seja entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por varias vertentes como: conhecimento empírico(vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico.
O conhecimento empírico surge da relação do ser com o mundo. Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo que lidar com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o ato reflexivo, ocorre espontaneamente. É um conhecimento do tipo abrangente dentro da realidade humana.
O conhecimento filosófico surge da relação do homem com o seu dia a dia, porem preocupa-se com as respostas e especulações destas relações. Não e um conhecimento estático, ao contrário, sempre esta em transformação. Considera seus estudos de modo reflexivo e critico. É um estudo racional, porém não há uma preocupação de verificação.
O conhecimento teológico preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só. Não há importância a verificação. Acredite-se que o conhecimento é explicado pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são incontestáveis.
O conhecimento científico precisa ser provado. O conhecimento surge da duvida e comprovada concretamente, gerando leis validas. É passível de verificação e investigação, então acaba encontrando respostas através aos fenômenos que norteiam o ser humano. Usa métodos para encontrar respostas através de leis comprobatórias, as quais regem a relação do sujeito com a realidade.

Relacionados