jaquebuu

4214 palavras 17 páginas
Caro Professor,
Em 2009 os Cadernos do Aluno foram editados e distribuídos a todos os estudantes da rede estadual de ensino. Eles serviram de apoio ao trabalho dos professores ao longo de todo o ano e foram usados, testados, analisados e revisados para a nova edição a partir de 2010.
As alterações foram apontadas pelos autores, que analisaram novamente o material, por leitores especializados nas disciplinas e, sobretudo, pelos próprios professores, que postaram suas sugestões e contribuíram para o aperfeiçoamento dos Cadernos. Note também que alguns dados foram atualizados em função do lançamento de publicações mais recentes.
Quando você receber a nova edição do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analise as diferenças, para estar sempre bem preparado para suas aulas.
Na primeira parte deste documento, você encontra as respostas das atividades propostas no Caderno do Aluno. Como os Cadernos do Professor não serão editados em 2010, utilize as informações e os ajustes que estão na segunda parte deste documento.
Bom trabalho!
Equipe São Paulo faz escola.

1

GABARITO
Caderno do Aluno de Biologia – 3ª série – Volume 1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
COLOCANDO A VIDA EM ORDEM

Para começo de conversa
Página 3

Espera-se que os alunos identifiquem situações cotidianas em que se utilizam sistemas de classificação como organização de armários, livros, programas, jogos etc.

Exercícios de classificação
Página 3 - 4

1. Espera-se que os alunos dividam os objetos em grupos segundo critérios estabelecidos por eles mesmos. A presença de porcas, o tipo de “cabeça” achatada ou arredondada, a ausência ou não de ponta são critérios que podem ser adotados pelos grupos. 2. Espera-se que os alunos reflitam sobre os critérios adotados, avaliando sua pertinência. 3. Espera-se que os alunos continuem dividindo os grupos em subgrupos, segundo critérios identificáveis nas figuras estabelecidos por eles mesmos.

2

Página 5 - 6

• Primeira

Relacionados