Japiassu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



A obra pretende demonstrar, através de uma análise do caminho que as ciências humanas vêm atravessando desde seu advento até à contemporaneidade, que a expressão que as designaencerra uma dupla farsa : a pretenção de serem ciências e a de serem humanas.
O autor denuncia a ausência do homem, tanto como sujeito quanto como objeto, nesse fenômeno: como sujeito, deveomitir-se, calar-se, deixar que o discurso fale por si; como objeto, é apenas afirmado a propósito de algo ou como meio de algo. Ele conclui que ao se alijarem da filosofia, as ciências humanas iniciaram umprocesso crescente de desantropologização que as levou ao ponto de perderem o caráter de humanidade.
Japiassu propõe que elas renunciem à ciência, e, se tornem um ”conjunto de equipamentostecnico-metodológicos”, com o objetivo de intervirem e transformarem os horizontes da ação humana e dos comportamentos sociais.





LIVRO I


O problema exposto no livro I é o da gênese da ciênciamoderna, isto é , da sua origem e desenvolvimento.
A história da ciência tem seguido duas correntes opostas: uma ,orientada pela posição externalista , que considera que os acontecimentos científicosestão condicionados a interesses sociais, ideológicos e econômicos ; a outra, internalista, que desvincula a ciência do meio socio-cultural , considerando-a um processo independente.
O autor optaclaramente pela primeira situação, contestando a neutralidade e a transparência do discurso científico, e, desafiando seu caráter definitivo.
Insurge-se contra o discurso epistemológico idealista quefaz uso generalizado da palavra ciência, como se se tratasse de um fenômeno único, transcendental e intemporal. Em sua opinião tal fenômeno não existe, havendo antes uma pluralidade e disparidade depráticas científicas.
As ciências humanas teriam nascido em oposição à ciência anterior que apresentava o mundo como um cosmo hierarquicamente ordenado, cabendo à terra o centro do universo.
O...
tracking img