Janeth Ufpa Trabalho Mitose

1294 palavras 6 páginas
Há três finalidades nas divisões celulares mitóticas em animais e vegetais: O aumento do número de células e resultante crescimento do organismo; a devolução das célulasexcluídas; a continuidade do numero cromossômico da espécie.
Por intermédio da mitose, uma célula mãe ocasiona duas células filhas, que têm o mesmo numero de cromossomos que a célula que a originou (= célula mãe).Cada célula mãe emana em duas células filhas, e ambas preservam tanto o numero cromossômico como a informação genética, emitido pela célula mãe. E pra que esta célula ou outra célula possa se repartir, é indispensável quatro acontecimentos:

1 – Sinal Reprodutivo: Dá começo aos eventos da divisão celular, e pode ser interno e externo. Os sinais extracelulares como o meio nutritivo e a compatibilidade sexual são fundamental em fungos e leveduras. O volume celular e as substâncias geradas pelo organismo ou pelas células, como as ciclinas e quinases (fatores causadores da maturação) ou os fatores de desenvolvimento (interleucinas, eritrooetinas, etc...) ou os hormônios igualmente funcionam como sinais reprodutivos. 2 –Replicação do DNA, assim como de outros elementos celulares vitais, de maneira que as duas novas células filhas sejam semelhantes e tenham todas as finalidades celulares. 3 – Distribuição do DNA, replicado para cada célula filha, por intermédio do método chamado segregação. 4 – Adição de material novo a membrana plasmática ( e a parede celular, nos organismos que a possuem), para que as duas células filhas fiquem separadas por meio do processo conhecidocitocinese.
Supostamente, a mitose é uma sequencia simples, cada cromossomo duplica para dar origem a uma estrutura com dois filamentos, cujas unidades componentes são equivalente em organização morfológica e genética e são denominadas cromátides irmãs. Esta duplicação cromossômica é acurada e fundamentada nas propriedades de replicação do DNA. Desta forma a mitose constitui-se em um mecanismo que possibilite a organização

Relacionados