Jane eyre uma trajetoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre o Romance de Jane Eyre: Uma Trajetória
Professora: Palma Rigolon
Aluno: Ezequias Ferreira de Souza
RA: 1130527
Polo Interativo Taguatinga

Este romance se passa em cincodiferentes lugares. Cada um desses lugares trás o seu peso experiencial e psicológico sobre a protagonista e narradora da história, sem, contudo, modificar a essência da mesma.
Lugares:
a) Gatesheadb) Lowood school
c) Thornifield
d) Moors House
e) Ferndean
Em Gateshead acontece sua infância em meio a rejeições e privações, principalmente, afetivas. Há desvalorização de sua pessoaque, tanto luta pela aceitação quanto pela libertação daquela vida. Aparentemente podemos pensar no dilema da mulher na era vitoriana dentro de uma sociedade estereotipada.
Em Lowood School, encontraoutras facetas de uma mesma sociedade onde medo, abnegação e sacrifício são impostos aos mais fracos enquanto outros exercem sua missão na hipocrisia, apregoando algo que não vivenciam e talvez nemcreiam. Jane Eyre rejeita esses modelos e segue o seu caminho.
Em Thornifield, exerce a governança da casa de Eduard Rochester. Madura, dona de si, culta tanto quanto, mas empregada sujeita ao patrão,que a ama, quer bem, mas, que ainda a toma como alguém a quem se deva dizer meia verdade, que se deva ludibriar em nome dos seus sagrados desejos aos quais, mesmo sendo-lhe preciosíssimos, jane osrejeita por acalentar valores mais plenos e razoáveis em si. Parte deixando para trás o sonho emotivo, que escondia uma cilada, uma desvalorização da pessoa, uma contradição de toda a sua busca por seureal sentido. Seria o sentido da mulher naquela sociedade?
Em moors House, a reconstrução e o conflito do restante da trajetória. Lá é acolhida, descobre que existem mais iguais (não tanto assim)Trabalha e se sustém. Fica rica e reparte com os que lhe estenderam a mão. Recebe o convite de seguir a trajetória ao lado de outro que não o amado, que tinha uma missão da qual poderia fazer parte se...
tracking img