Jana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD ENSAIO
FINANÇAS








Custos: Uma visão da realidade em pequenas e


médias empresas brasileiras






Autores:


Eric Kutchukian


Graduando em Administração pela FEA-USP

Endereço Postal:
Rua Afonso de Freitas, 550 ap. 82
Bairro: Paraíso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
CEP: 04006-052
Telefone: (011) 38850651
E-mail: ericfly@uol.com.brFábio Berstecher Gehringer


Graduando em Administração pela FEA-USP

Endereço Postal:
Rua Professor Nelson Álvaro Figueiredo Brito, 615
Bairro: Torres de São José
Cidade: Jundiaí
Estado: São Paulo
CEP: 13214-530
Telefone: (011) 4582-9587
E-mail: gehri@terra.com.br


Custos: Uma visão da realidade em


pequenas e médias empresas brasileiras



Resumo



Este estudotem por objetivo identificar e analisar os benefícios, limitações e problemas da aplicação da Contabilidade de Custos em empresas de pequeno e médio porte, através de uma pesquisa em duas empresas, sendo uma de panificação e outra de importação, indústria e comércio. Participaram da pesquisa as áreas de Custos e Controladoria e de Compras. No atual mercado competitivo, há a crescente necessidade debaixar custos a fim de buscar maior competitividade e a fim de que se possa crescer ou pelo menos sobreviver. A Contabilidade de Custos é executada através de diversas técnicas e modelos que foram aprimoradas com o passar do tempo, e são abordadas neste trabalho duas das mais usadas: ABC (Activity Based Costing) e Custeio por Absorção. Havendo diferentes níveis de desenvolvimento do custeio nasduas empresas, analisam-se também as vantagens trazidas ao sistema de custeio pelo emprego da informática, sem o qual muitas pequenas empresas sequer teriam condições de usufruir as avançadas técnicas de custeio. Estão incluídos no trabalho trechos das entrevistas com os responsáveis pelas áreas acima citadas, bem como análises das mesmas.


Introdução

Nosso objetivo neste trabalho éestudar o sistema de contabilidade de custos utilizado por pequenas e médias empresas, fazendo uma comparação entre dois diferentes métodos, a saber, ABC e Absorção, notando suas diferenças e analisando como estas diferenças afetam as decisões das empresas. Há também a preocupação em analisar a visão dos gestores a respeito do controle de custos e também qual o retorno esperado por eles e o retornoalcançado.

Metodologia

A Metodologia utilizada para a elaboração desse estudo pode ser considerada como tendo três pontos fundamentais na constituição de sua base:
• Uma revisão bibliográfica buscando consolidar as teorias de custos relevantes envolvidas no trabalho, bem como buscando também situar o trabalho no contexto teórico de Contabilidade de Custos no qual está inserido.• Visitas a duas empresas e entrevistas com os responsáveis pela área de custos de cada uma delas, buscando a obtenção de informações que levem à revelação de como o sistema de controle de custos se dá nas empresas bem como de como o controle de custos influencia as decisões estratégicas da empresa.

A elaboração de um trabalho escrito relatando o resultado das pesquisas e conclusões, bemcomo oferecendo uma análise da realidade dessas empresas.



Referencial Teórico*



Definição dos conceitos básicos em Contabilidade de Custos:


Custo

O custo é um gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Também é um gasto, mas é reconhecido como custo no momento da utilização dos fatores de produção para a fabricação de um produtoou para a execução de um serviço.

Despesas

São bens ou serviços consumidos para a obtenção de receitas. São itens que reduzem o patrimônio líquido e tem a característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.

Perda

Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

Gasto

Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a...
tracking img