Jana na Polido Waltrik

2131 palavras 9 páginas
Janaína Polido Waltrik

Segurança do Trabalho na Construção Civil

ETB
Piracicaba
2014
Janaína Polido Waltrik

Segurança do Trabalho na Construção Civil

Projeto Integrador apresentado para a disciplina Projeto
Integrador I sob a orientação da
Prof.ª Mestre Cristiane de Souza.

ETB
Piracicaba
2014
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo mostrar, de forma simples como atua um técnico de segurança do trabalho e como impõe as normas de segurança para uma conscientização de empregadores e empregados, para que realizem um trabalho seguro nas obras, através de conceitos básicos de segurança gerados pela Indústria da Construção Civil.

Justificativa
Considerações Históricasaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Há mais de dois mil anos antes da nossa era, Hipócrates, conhecido como o Pai da Medicina, descreveu muito bem a intoxicação por chumbo encontrada em um trabalhador mineiro. Descrições do sofrimento imposto aos trabalhadores das minas foram feitas ainda no tempo dos romanos (ROSEN, 1994, p. 39-40, p. 45-46; MENDES, 1995, p. 5-6).
Em 1700, o médico Bernardino Ramazzini publicou seu famoso livro De Morbis Artificum Diatriba, no qual descreve minuciosamente doenças relacionadas ao trabalho encontradas em mais de 50 atividades profissionais existentes na época (RAMAZZINI, 1999).
Apesar dessas evidências, não há informação de qualquer política pública que tenha sido proposta ou implementada para reduzir os riscos a que esses trabalhadores estavam submetidos. Nesses períodos, as vítimas dos acidentes/doenças relacionadas ao trabalho eram quase exclusivamente escravos e pessoas oriundas dos níveis considerados como os mais inferiores da escala social.
No Brasil, o mesmo fenômeno ocorreu, embora de forma mais tardia em relação aos países de economia central. Durante o período colonial e imperial (1500-1889), a maior parte do trabalho braçal era realizada por escravos (índios e negros) e homens livres pobres. A preocupação com

Relacionados