Jan van eyck

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jan van Eyck
     O pintor flamengo Jan van Eyck foi o fundador da pintura renascentista em Flandres e na Holanda. Seu estilo é uma síntese do naturalismo dos irmãos Limbourg, mais as inovações nouso da luz, feitas por outro pintor, Robert Campin, conhecido como o mestre de Flémalle.
     Van Eyck combina, com talento e habilidade, um estilo que é o contraponto da arte que Masaccio realiza naItália pela mesma época.
     Sua obra O cordeiro místico – terminada em San Bavón, Gante, no ano de 1432 – é uma das mais extraordinárias obras do Renascimento. Consta de duas alas, pintadas dosdois lados, dispostas em dois níveis, as quais se abrem para mostrar o quadro central. Provavelmente foi realizada, em parte, com a ajuda de seu irmão Hubert van Eyck.
     Nessa obra, a parte centraldo piso inferior conten a Adoração do Cordeiro, com fileiras de figuras colocadas sobre uma paisagem articulada, que representa claramente o Paraíso. Na parte superior se acha a figura do Deus-Paientronizado, coroado como um Papa, com tiara, e ladeado pela Virgem Maria e São João Batista.
     Van Eick se coloca a si mesmo nesta obra como um atento observador do mundo visual. Quase que porintuição, concebe o sistema de perspectiva linear e usa com economia a perspectiva aérea em algumas partes da paisagem de fundo.
     Van Eick esteve, também, consciente da atração no espectador doselementos da natureza morta e integrou numerosos detalhes na complexa iconografia de suas obras.
     O que marca a diferença de sua arte, bem como da arte do final do Século 15 no Norte da Europa,comparando-a com a de seus contemporâneos italianos, é a completa ausência de referências à antigüidade clássica.
     Já em meados do Século 15, um estudioso italiano considerou Van Eyck como o pintor maissignificativo de sua época. Seu famoso retrato de Giovanni Arnolfini e sua esposa (O casamento de Arnolfini) é uma representação das bodas desse banqueiro italiano. Na parede do fundo, por trás do...
tracking img