James frazer foi um pensador da antropologia social inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
James Frazer foi um pensador da antropologia social inglesa. Em seu texto: “ O escopo da antropologia social, ele pretende numa aula inaugural definir o campo de estudo da antropologiasocial.
Para Frazer a antropologia ou ciência do homem é uma ciência nova dentre as outras ciências e embora outros estudos se dediquem a entender o homem, tal como a anatomia, apsicologia, a teologia e a metafísica, cabe a antropologia social um estudo mais detalhado e abrangente do homem como um todo, ou seja comparar às varias raças de homens, traçar suas afinidades e,por meio de uma ampla coleção de fatos seguir desde os primórdios e até tão longe quanto possível a evolução do pensamento e das instituições humanas, com o objetivo de descobrir leisgerais que regem o homem.
Segundo Frazen, a antropologia apresenta uma certa afinidade com a filosofia da história e com a sociologia, mas que elas deveriam ser distinguidas. Enquanto àsociologia se reserva ao estudo da sociedade humana em sua totalidade, à antropologia social se restringe ao departamento particular da sociedade, isto é, o homem.
Frazer dedicou seusestudos para uma parcela pequena da história social do homem, a qual segundo ele corresponde à origem, ou melhor, às fases rudimentares, à infância é a meninice da sociedade humana propondoque seja esse o conteúdo da antropologia social. Ainda para ele tais estudos poderiam compreender os primórdios dos costumes e da lei, da ciência, da arte da moralidade e da religião.Fraser ressalta ainda que não é de estudo da antropologia as fases mais maduras do desenvolvimento humano nem abrange os problemas práticos da sociedade moderna (Européia). Assim o estudopode ser descrito como a formação do pensamento e das instituições humanas, isto é, as crenças e costumes dos selvagens que sobrevivem como fósseis entre os povos de cultura mais elevada.
tracking img