Jamaica Abaixo de Zero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro Jamaica Abaixo de Zero

Trabalho feito por Stella Marina de Oliveira
para ser apresentado ao professor Marcus Oliveira,
na instituição de ensino Senai-Cetef de Itaúna, Minas Gerais.

INTRODUÇÃO
No dia 07/05/2012 assistimos o filme: "Jamaica Abaixo de Zero". O filme retrata muito bem muitas matérias que foram e estão sendo estudadas no curso de Processos Administrativos.Tais como: Relações Humanas, Rotinas Administrativas, Financeiro, Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

CONTEÚDO
1. Relações Humanas - O filme mostra cenas de trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, inteligência emocional ( Yul tem uma pessima relação com sua equipe no começo do filme,mostra-se cenas onde ele está irritado com seus colegas e até com ele mesmo) e liderança.

2.Rotinas Administrativas - Relações de dependência (Grupo à Irwin Blitzer), planejamento e até mesmo correspondência administativa(carta para Junior,ele teria que voltar,colocando em risco toda a equipe). Pode-se fazer vários fluxogramas,como por exemplo,o que fizeram para correr no gelo.

3. Financeiro - Os atletas desejaram formar a primeira equipe de trenó da Jamaica,então primeiramenteprocuraram patrocinadores,que encararam a situação como uma piada. Os rapazes investiram em vários negócios como: Cantar, barraca de beijo e queda de braço. Não obtendo exito, Junior vendeu seu caro,possibilitando-os de ir para o Canadá.

4 - Recursos Humanos e Departamento Pessoal - Foi apresentado no filme inumeras cenas desta área. O filme já começa com o protagonista, Derice, treinando atletismoe usando os recursos disponíveis( O bloco de saída eam pedras e a faixa de chegada era papel higiênico). O treinamento é uma fase essencial na área de RH e DP. E essa fase foi mostrada tanto com imagens quão por falas( "Espera aí...eu só vou dar uma corridinha" - Derice). Além desse treinamento,o profissinal deve ter persistência para passar por todas as fases.Persistência é uma das palavraschaves do filme,como nas cenas em que Derice e Sanka vão em busca de Irwin Blitzer, em que podeiam ter desistido,já que Blitzer os recebeu de uma maneira rude e até mesmo violenta. Uma fala que demonstra persistência e decisão é a do protagonista:"Eu não estou nervoso,eu estou pronto.Não importa o quanto eles querem vencer,eu quero mais".
No filme há cenas de recrutamento e seleção.Derice e Sankadesejam montar a equipe de treinó,porem ainda faltam dois homens.Eles fazem uma reunião para explicar um pouco do esporte e selecionar os mais aptos. No começo a sala estava cheia,mas quando as luzes foram acesas no final não tinha ninguem.Neste instante aparece Junior e Yul,montando assim,a primeira equipe de trenó da Jamaica.
Apos algumas dificuldades, a equipe consegue chegar ao Canadá eenfrentam a maio dificuldade de todas paara eles, a neve. Só havia uma maneira de vencê -la,com muito treinamento.E foi o que os jamaicanos fizeram.Há cenas em que eles estão tentando andar em uma pista de gelo,correndo em uma ponte,fazendo exercícios numa academia e enfim, depois de estarem prontos,foram treinar com um treinó(ganharam um trenó graças ao Network de Blitzer).Com este treinamento ficaramcapacitados de participar da Olimpiadas.
O filme mostra uma descrição de cargos. Na cena em que é definido o que cada um deve fazer no trenó e quais as habilidades necessárias(Yul é o terceiro homem por ser forte,Junior é o segundo homem por ser esperto,Sanka é o freio e Derice é o piloto por ser o cargo mais difícil e perfeito para ele). Todos são subodinados a Derice,se este vira o trenó, todosdevem virar para evitar um acidente.
Quando estudamos seleção de pessoas,aprendemos um pouco sobre entrevistas de emprego.No filme aparece discretamente algumas perguntas que são frequentemente feitas aos entrevistados,como a cena em que aparece Yul pedindo para Junior falar um pouco de si, e este não sabia. Isso não pode acontece em uma entrevista de empego.
"Por que devo contratar você?" -...
tracking img