Jacques dalcroze

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de Vocabulário – Contemporâneo
Ano lectivo 2011/2012

Trabalho Final“Todos os movimentos do corpo, seus diversos tipos de caminhadas, seus gestos e suas atitudes deveriam ser estudados não apenas numa superfície plana, como o piso do palco, mas também, em diferentes planos, em inclinações de diferentes graus, e em escadarias, de modo a que o corpo se possa familiarizar ele mesmo com oespaço e com as suas manifestações plásticas, adoptando as suas acções às condições espaciais ditadas.”
Jaques-Dalcroze

* Introdução

No ambito da disciplina de Análise de Vocabulário de Técnicas de Dança Contemporânea foi-me solicitada a elaboração de um trabalho final em que aprofundásse um tema ou um conceito trabalhado ao longo das aulas.
Atendendo à matéria leccionada e aos diversostemas abordados na sala de aula, resolvi realizar o meu trabalho sobre Jaques Dalcroze, visto que em aula falámos um pouco dele e do conceito de eurritmia criado por ele, mas que, como não foi um tema aprofundado e que eu desconhecia até à data, resolvi procurar mais sobre quem foi Jaques-Dalcroze e sobre os pensamentos defendidos por este.
Jaques-Dalcroze criou o seu método eurrítmicocontrariando o contexto em que os pedagogos impunham aos seus alunos exercícios de técnica instrumental, sem procurar desenvolver a sensibilidade e gosto, servindo apenas os “dotados” com vozes afinadas e bons de ouvido.
No método de eurrítmia, a experiência serve de estímulo à criatividade, uma vez que está intimamente ligado à improvisação. “O mais interessante desse método é que ele pode ser adoptadopor qualquer um, independentemente da idade, sexo ou condição física. Cada pessoa pode movimentar-se dentro das suas potencialidades e limites”.

* Biografia

Émile Henri Jaques nasceu a 6 de Julho de 1865 em Viena, contudo, sendo os seus pais suíços, retornaram ao país de origem em 1875. Originalmente, chamava-se Emile Jaques, mas devido a problemas de homonímia no mercado editorial,acoplou uma segunda parte ao seu sobrenome de baptismo, ficando conhecido como Emile Jaques-Dalcroze. O nome Dalcroze foi uma adaptação do sobrenome de um amigo de longa data, Valcroze.
Dalcroze estudou em Genebra, numa escola particular que seguia uma pedagogia não tradicional, baseada no interesse e no divertimento do aluno. Aos doze anos entrou para o Conservatório de Música de Genebra, directo auma das turmas mais avançadas. Em 1881 escreveu a sua primeira grande composição, a ópera La Soubrette. Aos dezasseis anos, associou-se ao grupo de estudantes Belles-Lettres Society, que se dedicava ao teatro, à escrita e à música. Aos dezoito anos, entrou na Universidade de Genebra, mas, depois de um ano, decidiu ir para Paris estudar drama e composição. A sua ida para Paris com o objectivo deaprofundar a sua formação em música e artes dramáticas, reflectia a sua dúvida entre se dedicar a uma destas duas áreas. Em 1885, dois anos depois da publicação da sua opereta Riquet à la Houppe, foi reconhecido como compositor profissional, sendo admitido pela Sociedade de Autores, Compositores e Publicadores. Em 1886, recebeu a sua primeira proposta profissional, partindo em Setembro para a Áfricano Norte com o objectivo de assumir o emprego de condutor assistente e mestre de coro no Théatre dês Nouveautés em Algiers. Foi em Algiers que, quando tentava explicar a métrica de uma obra para o grupo com o qual trabalhava, teve a ideia de interpretar cada batida do compasso com um gesto.
Devido ao sucesso do seu trabalho em Algiers, foi-lhe oferecido o posto de director do conservatório deAlgiers, mas Dalcroze não acolheu tal proposta, e retornou para Genebra. Lá, se organizou para partir para Viena, onde entraria para o Conservatório de Música. No Conservatório de Viena, onde permaneceu durante dois anos, estudou piano, composição e teoria. Em 1889, partiu para Paris, onde estudou no Conservatório de Música. Em Paris, associou-se também ao músico e teórico suíço Mathis Lussy,...
tracking img