Jackson pollock - abstraccionismo americano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte Abstracta

A arte abstracta dos inícios do século XX tinha como objectivo suprimir a relação da realidade com a obra artística, utilizando linhas e planos, cores e o significado que certas formas podem sugerir, mas sempre com o objectivo de criar algo o mais distanciado da realidade que era possível. Quando o significado de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, e quando opintor rompe com os laços que ligam a sua obra a realidade, ela passa a ser abstracta. É este o objectivo dos pintores abstractos, que nada na sua obra seja directamente ligado a realidade, muitos deles partem de formas visuais da realidade para chegar a formas e cores, visualmente inexistentes.
Apesar das restrições e estranhezas que provocou, o abstraccionismo não é uma novidade absoluta. Nopassado, mais que uma vez, notamos formas e cores abstractas, desligadas da realidade. As primeiras manifestações neste sentido apareceram na Pré-História, a chamada Arte rupestre.
Durante a Idade Média, como na alta antiguidade oriental, a representação da natureza foi artisticamente ignorada. Embora figurativa, a pintura medieval – cristã primitiva, bizantina romântica e gótica primitiva – foiessencialmente abstracta, porque não se inspirava nas realidades da natureza, mas nas abstracções da crença religiosa.
Numerosas seitas muçulmanas, por exemplo, recusam a representação figurativa da realidade, substituindo-a por desenhos ornamentais, os chamados arabescos.

Jackson Pollock

Paul Jackson Pollock (1912 – 1956), foi o mais importante pintor norte-americano do ExpressionismoAbstracto Americano. A sua pintura era caracterizada como violenta, agressiva, espontânea e automática, embora mais tarde o pintor tenha afirmado que a sua obra era previamente pensada e que ele sabia exactamente o local onde queria deixar cair ou atirar a tinta. Destruiu os meios tradicionais de execução – pincéis, trinchas, espátulas, etc…
A tinta era aplicada directamente na parede ou no chão,neste caso atirada ou escorrida, regresso às telas em grandes dimensões. Utilizou tinta a óleo, pasta espessa de areia, vidro moído, entre outros matérias que introduzia na obra.
“Prefiro atacar a tela na parece ou no chão… no chão sinto-me mais à vontade. Mais próximo, parte da pintura, já que deste modo posso andar a volta dela, trabalhar nos quatro lados e estar literalmente dentro da obra”Isto define as bases da pintura de Jackson Pollock – ele faz parte da pintura – a pintura é então fruto da relação corporal do artista com a obra, resultado os gestos e posições que o pintor toma face a pintura, podendo posicionar-se nos quatro cantos da tela devido a técnica que Pollock adoptou de coloca-las ou no chão nas paredes.

Expressionismo Abstracto

Movimento artístico que começou nosEUA nos anos 40 e se tornou uma tendência na pintura do mundo ocidental nos anos 50.  Não se trata de um estilo, mas de uma atitude face à arte. Em contraste com os temas do realismo social e regional que dominavam a arte americana nas décadas anteriores, os pintores deste movimento não eram figurativos. Valorizavam a liberdade, a expressão da individualidade, a espontaneidade e a improvisação comoaspectos essenciais do acto criativo.
Liberdade e espontaneidade eram conceitos que também se aplicavam à técnica de execução das obras, que aliava o carácter físico do acto de pintar à livre expressão do artista. Os artistas deste movimento encaram a pintura como uma forma de improvisação psíquica, próximo daquilo que os surrealistas chamavam a "escrita automática". Ou seja, a pintura é ummeio de expressão de uma força criativa inconsciente. Abandonam por isso todas as regras tradicionais de composição, alteram os métodos de pintar (como Pollock, que dispunha as telas no chão) e aumentam o tamanho das telas deixando a pintura atingir efeitos visuais monumentais.  

Principais Influências e técnicas na pintura Abstracta de Pollock

Action Paiting: Forma de pintar em que o próprio...
tracking img