iyuf

7880 palavras 32 páginas
Uma das questões a ser enfrentada pelos professores na suas atividades de sala de aula relaciona-se à necessidade de selecionar e organizar uma sequência de conteúdos sobre os temas ou assuntos que constituem as disciplinas escolares. Essa necessidade pode variar em função da concepção de método ou de educação assumida pelo professor, mas sempre estará presente como preocupação para o trabalho em sala de aula.
Sabemos também que a seleção dos conteúdos pode, por várias razões, ter pouca participação do professor. De qualquer forma, com maior ou menor autonomia, o professor deve tomar uma série de decisões – referentes a questões sobre o que ensinar, como fazê-lo, por que e para que ensinar e, principalmente, para quem ensinar – que dependem, em última instância, de suas concepções e conhecimentos. É preciso pensar, por exemplo, sobre a estrutura do conhecimento da área, as questões mais relevantes do ponto de vista social, os aspectos que podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa e os conhecimentos prévios dos alunos. A ordenação dos conteúdos, nesse processo, deve ser assumida como parte de uma questão metodológica mais ampla.
Nesse texto, procuramos traçar um panorama geral sobre os critérios de seleção e ordenação de conteúdos, tomando como referência principal algumas tendências sobre o ensino de Ciências e alguns materiais que servem para orientar o trabalho docente, entre os quais estão os parâmetros curriculares nacionais e o livro didático.

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE CIÊNCIAS E SAÚDE

Conteúdos par a o ensino de Ciências e Saúde: critérios par a seleção e ordenação 1. Uma cena sobre ensino e aprendizagem
Em sala de aula a professora desenvolve uma aula, detalhadamente preparada, e que faz parte de uma unidade didática sobre o corpo humano. O conteúdo tratado naquela aula é “comparação do corpo e dos comportamentos do ser humano e de outros animais para estabelecer semelhanças e diferenças”. Para desenvolvimento da

Relacionados

  • Asddf
    331 palavras | 2 páginas
  • Fisica 2 - Dilatação Linear
    1527 palavras | 7 páginas
  • Contabilidade Geral
    4870 palavras | 20 páginas