Ivone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO:
O Ananas comosus L. Merril ou abacaxi é considerado o “Rei das Frutas”, por sua beleza, e pertence à família das s, o abacaxi é uma planta monocotiledônea, herbácea perene. Eleorigina-se da América Tropical e é uma das frutas mais conhecidas do mundo, podendo ser cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. As variedades mais comercializadas de abacaxi são: Havaí(Smooth Cayenne) (variedade mais plantada no mundo) e Pérola que existem em maior escala e em menor escala: Gomo-de-Mel e Gold.
A variedade Pérola é a mais plantada no Brasil, possui formato cônico,coroa longa e com espinhos, apresenta polpa branca, elevado teor de açúcar, baixa acidez e bastante suco. Quando maduro o abacaxi apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. É rico emvitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para consumo in natura ou industrializado sob a forma de geléia, vinho, cristalizado, passa,licor, ou suco. O abacaxi também pode Prevenir dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes.2-CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA:
CAULE:
O caule é curto e grosso ereto do tipo haste, ao redor do qual crescem as folhas.




RAIZ:
O sistema radicular é fasciculado, superficial e fibroso, encontrado em geral a30 cm e, raras vezes a mais de 60 cm de profundidade.


FOLHAS:
O abacaxi tem folhas simples com presença de limbo e bainha, formato acicular, filotaxia rosulada, vevação paralelinérvea, margemepinescente com ápice agudo e base invaginante.



FLOR E FRUTO:
O abacaxi é na verdade uma infrutescência, cada frutilho é um fruto independente que se funde com os outros no processo decrescimento em uma espiral sobre o eixo central (miolo). Um abacaxi possui em média 100 a 200 frutilhos que amadurecem progressivamente da base ao topo (coroa), o que explica a diferença de sabor entre a...
tracking img