Ivan petrovitch pavlov

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



Este trabalho refere-se à vida do fisiologista e médico russo Ivan Petrovitch Pavlov, que viveu entre 1849 e 1930 na Rússia Central. Em 1904 recebeu o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio, no entanto a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso:o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado). Foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem, principalmente porque forneceu um modelo que podia ser verificado e explorado de inúmeras maneiras, usando a metodologia da fisiologia. Pavlov inaugurava, assim, a psicologia científica, acoplando-a a neurofisiologia.

Ainfluência de Ivan Petrovitch Pavlov é pronunciadamente sentida em muitas áreas da psicologia contemporânea. Seu trabalho sobre a aprendizagem ajudou a levar o associacionismo, de sua ênfase tradicional nas idéias subjetivas, para o estudo concentrado das secreções glandulares e movimentos musculares objetivos e quantificáveis. Em conseqüência, o trabalho de Pavlov forneceu a Watson um novométodo de estudo do comportamento e uma maneira de tentar controla-lo e modifica-lo.

Suas idéias constituíram o resultado do processo de evolução do pensamento filosófico e científico da Rússia antiga. Seu pensamento foi enormemente influenciado pelos trabalhos e idéias de cientistas e pensadores progressistas de outros países da Europa, notadamente Descartes (1596-1650), Claude Bernard (1813-1878)e Charles Darwin (1809-1882). O método da escola de Pavlov é o método do reflexo condicionado e a sua doutrina é a doutrina fisiológica da atividade nervosa superior. A escola pavloviana faz a unidade dos problemas teóricos com a prática e a unidade estreita dos problemas da Fisiologia com os da Biologia, Medicina e Psicologia.

2 Ivan Petrovich Pavlov - (1849-1936)

Ivan Petrovitch Pavlovnasceu em Riazan, na Rússia Central em 1849, na família de um sacerdote. Recebeu sua instrução no seminário local. Nessa época existia no seminário a possibilidade de se dar livre curso às tendências intelectuais. Sob a influência da literatura em voga na década dos anos 60, o interesse dos alunos orientou-se para as ciências naturais. Em 1870 ele ingressou na Universidade de Petrogrado(Leningrado) na seção de História Natural da Faculdade de Física e Matemática. A Faculdade atravessava uma época brilhante, os professores gozavam de enorme autoridade científica. Ele escolheu como matéria fundamental a Fisiologia Animal e a Química como disciplina subsidiária. Recebeu o título de Candidato em Ciências Naturais entrando em 1875 para o terceiro ano da Academia de Medicina e Cirurgia, nãopara se tornar médico, mas para obter o título de Doutor em Medicina, indispensável para disputar uma Cadeira de Fisiologia. Este plano parecia um sonho, pois a idéia de se tornar professor parecia impossível. Em 1878 foi designado responsável pelo Curso de Fisiologia do Instituto de Veterinária. Foi uma época de completa independência e possibilidade de se consagrar inteiramente ao trabalho delaboratório. Trabalhou meses e anos sem verificar sequer se o trabalho era dele ou se pertencia a outros. Mas nada tinha a perder: conseguiu assim uma grande prática do raciocínio fisiológico, no mais amplo sentido da palavra e da técnica de laboratório. Viajou para o exterior durante 2 anos e teve a possibilidade de travar conhecimento com sábios como Heidenhain e Ludwig.
Até a obtenção de umacátedra, sua dedicação à pesquisa foi de extrema importância. A obstinação de Pavlov não se deixava perturbar por questões práticas como salário, vestuário ou condições de vida. Sua esposa, Sara, que ele desposou em 1881, dedicava-se a protegê-lo das questões mundanas. Logo no inicio do casamento eles fizeram um pacto, concordando que ela não deixaria que nada o distraísse do trabalho. Ele...
tracking img