Itolerancia religiosa

1425 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

Já nos primórdios somos surpreendidos por atitudes de intolerância religiosa, quando lemos na bíblia o rei Nabucodonosor , o rei Dario e suas atitudes com relação à obrigação imposta aos seus súditos, nos da uma idéia que a intolerância é algo cultural, social e política, pois com o intuito de prevalecer suas idéias e vontades a todo custo, e por mais que possamos definir intolerância religiosa sempre nos depararemos com fatos que nos obrigará a rever nossos conceitos: Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.

Mapa da Intolerância Religiosa
Documento inédito sistematiza casos de desrespeito à liberdade de culto no país
Apesar de ser um direito assegurado pela Constituição Federal, a liberdade de culto é um dos direitos fundamental mais desrespeitado em nosso país. Como forma de sistematizar episódios criminosos dessa natureza nos últimos dez anos, foi lançada no último dia 28 em Salvador, o Mapa da Intolerância Religiosa – Violação ao Direito de Culto no Brasil.
O documento inédito de autoria do pesquisador Marcio Alexandre Gualberto organiza em nível nacional os casos de desacato à liberdade de culto cometida contra religiosos da matriz africana, muçulmanos, judeus, católicos, entre outros grupos religiosos. Mesmo relatando casos contra esses grupos, o autor afirma que o praticante das religiões de matriz africana continua sendo a vítima preferencial.
É bom frisar, no entanto, que a proposta do trabalho não é apresentar apenas denúncias como lembra o próprio autor, mas

Relacionados

  • etnocentrismo e itolerancia religiosa
    590 palavras | 3 páginas