Itil - information technology infrastructure library

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ITIL – Gerenciamento de Serviços de TI

Camila de L. Lacerda1, Diego R. dos Santos2, Diogo M. Tocantins3

1Faculdade de Ciências Exatas – Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Caixa Postal 78390-000 – Barra do Bugres – MT – Brasil

{n camilinha.tga, drs_gyn,digo_extreme7}@hotmail.com

Abstract. In order to provide a set of practices that enable IT managers and companies tomanage quality and consistent services of Information Technology has emerged in the late eighties in England a set of best practices, called ITIL. The acronym ITIL, which stands for Information Technology Infrastructure Library, translated into Portuguese, is something like Library Infrastructure for Information Technology, as its name implies is a library, ie a set of books that combines the bestpractices in IT service management. The agency that created and maintain is the ITIL OGC - Office of Government Commerce, something like the Office of Government Commerce.

Resumo. Visando fornecer um conjunto de práticas que permita aos gestores de TI e às empresas gerenciarem com qualidade e de forma coerente os serviços de Tecnologia da Informação, surgiu no final dos anos oitenta naInglaterra um conjunto de melhores práticas, chamado de ITIL. A sigla ITIL, que significa Information Technology Infrastructure Library, traduzido para a língua portuguesa, fica algo como Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação, como o próprio nome diz é uma biblioteca, ou seja, um conjunto de livros que reúne as melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI. O órgão que criouo ITIL e o mantêm é o OGC - Office of Government Commerce, algo como Escritório de Comércio do Governo.

Tecnologia da Informação – TI

Informação é o conjunto de dados classificados e organizados de forma que um usuário ou empresa possa tirar proveito.

A TI nada mais é do que a computação usada como mecanismo para automatizar determinadas tarefas. Consiste de todas asatividades e soluções providas por recursos de computação.

O termo TI serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Não se restringe a equipamentos, programas e comunicação de dados.

A Tecnologia da informação consiste de todas as “coisas” baseadas em computadores que nos permitem registrar, comunicar e obter dados apartir de uma informação. A TI compreende: computadores, softwares rodados em computadores, a rede pela qual os computadores conversam entre si, a segurança, que previne os computadores contra ataques e ainda controla o acesso de pessoas à informação pertencentes a eles.

Com o avanço da tecnologia, a área de TI passa a ocupar um lugar estratégico nas organizações. A qualidade dos serviçosprestados por esta, afeta diretamente a qualidade e eficiência do trabalho realizado pelas demais. Isto, naturalmente, nos remete à conclusão de que as organizações estão cientes da necessidade constante de investimentos em TI, e que, com o aumento gradativo da complexidade dos serviços prestados pelas empresas e profissionais do segmento, surge também a necessidade pela adoção de boas práticas degestão; e boas práticas para gestão de um ambiente de TI, falando de forma bem genérica, devem promover, no mínimo: a descrição do ambiente de TI da organização; a descrição de como os serviços se relacionam; e uma documentação ou guia, usados na implementação destes serviços.

Modelo aberto, flexível e não-proprietário, o ITIL pode ser implementado por qualquer organização, independente doporte ou área de atuação; e como modelo de referência para gerenciamento de TI mais aceito mundialmente, certamente é capaz de atender aos anseios dos clientes, no que se refere à melhoria da qualidade dos serviços prestados pela área.

1. ITIL - Information Technology Infrastructure Library

De acordo com a Organização Internacional para Padronização (ISO), o gerenciamento da rede...
tracking img