Itens de um microcomputador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho contém informações sobre cada hardware interno de um microcomputador, o funcionamento de cada peça, suas ligações, configurações e a compatibilidade para com as outras peças que se interligam. Tem como objetivo informar e ser claro sobre cada aspecto e característica de cada hardware interno.



























Conteúdo
Itens de ummicrocomputador
Comecemos a listar quais são os itens de um microcomputador:
1 – Memória RAM (memória de acesso aleatório)
2 – Processador
3 – Chipsets
4 – HD (disco rígido ou hard disk)
5 – Placa de video
6 – Placa de som
7 – Placa de rede
8 – Placa mãe (motherboard)
9 – Cooler
10 – Fonte de alimentação
11 – Drive de CD ROM
12 – Drive de disquete
13 – BIOS
14 – GabineteFuncionamento de cada peça
1 – Memória RAM – (RAM Random Acess Memory) é uma memória temporária, onde são carregados os programas em execução e dados, porém os dados são perdidos quando o computador é desligado que é uma característica desse tipo de memória, para não perder dados é necessário que sejam salvos no HD. Ela é usada a todo instante, como por exemplo no processo de leitura, quando um arquivo éaberto, diretamente de um HD ou outro tipo de memória permanente, ele é lido pela memória RAM na hora em que é aberto. Ela é conectada na placa mãe em um slot de memória SDR ou DDR, a diferença dessas duas está na transferência de dados por ciclo do clock, a SDR transfere 1 dado por ciclo e a DDR 2 dados por ciclo.
Há dois tipos de memória RAM, a dinâmica e a estática.
A dinâmica contém suascélulas compostas por um capacitor que armazena a informação e um transistor que dá ou não a passagem de um pulso elétrico. Obs.: o capacitor deve sempre estar sendo alimentado para que não se descarregue, ele vai armazenando e esvaziando elétrons, aí é que entra o processador atuando em conjunto com a memória RAM.
A estática contém mais transistores e capacitores, executando sua função com maiseficiência, mas pelo fato de conter mais transistores e capacitores ela ocupa mais espaço e é mais cara. Concluindo, é melhor se ter mais memória dinâmica, ou seja, mais pentes de memória, por que quanto mais memória melhor, justamente para a rápida execução do processador. Aqui está um exemplo de memória RAM (DDR2 SDRAM – Kingston, 2GB) que é compatível por exemplo com a placa mãe PhitronicsPN73PVS-M por que essa motherboard tem entrada para DDR onde podemos perceber isto no próprio pente de memória porque contém 2 lados e a placa mãe também suporta os Gigas desta memória (2GB).
[pic]
Memória RAM

2 – Processador – (CPU ou unidade central de processamento) é um chip feito de silício. Ele executa o que a máquina manda ele fazer. Ele tem três funções principais, a primeira de executarcálculos com a unidade lógico aritmética, mover dados de uma memória para outra e tomar decisões para conduzir um conjunto de informações. Ele possui um barramento de endereços que enviam informações para a memória, um barramento de dados que recebe e também envia dados da memória (os barramentos são importantes por que eles fazem a função de condução, e quanto mais rápida for esta condução de dados eoutras coisas melhor será a funcionalidade do seu processador), um read e um writer que se referem a leitura (read) e gravação (writer) de dados, um sinal de clock que impulssiona um relógio para o processador (sincronização) e um sinal de reset que recomeça um programa sendo executado (essas duas últimas sempre executadas em conjunto com a memória RAM). O capacitor que existe dentro dele segura aenergia para que ele funcione e a libera, segurando e soltando energia para o seu funcionamento, os transistores aumentam a velocidade e eficiência de um processador, e o que determina sua perfomance também é a quantidade de BITS, normalmente há processadores com 32 BITS mas há também os de 64 BITS que fazem com que os barramentos de endereços e de dados sejam executados com mais rapidez...
tracking img