Itemperismo

713 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Elaboração textual: Intemperismo

Curso: Ciências Biológicas / Ciências Ambientais
Disciplina: Fundamentos de Solo
Aluna: Jéssica Nemésio de Lemos

Fevereiro,2013
INTEMPERISMO

O Intemperismo é um conjunto de processos geológicos exógenos que podem ser físicos, químicos ou biológicos, que resultam na desagregação e /ou alteração na composição química e mineralógica das rochas próximas, ou da superfície terrestre. Esse fenômeno ocorre com o objetivo de atingir o equilíbrio, e estabilizar as condições naturais do ambiente.
O nome “Intemperismo” deriva do latim “intemperie” que significas ações naturais de origem atmosférica, e são essas ações que ajudam no processo de intemperização.
Existem basicamente dois tipos:
Intemperismo Químico são quando os minerais são dissolvidos ou alterados através de reações químicas.
Intemperismo Físico é quando as rochas se fragmentam e disponibilizam minerais para o solo através processos físicos, sem alterar a composição química da rocha primária.
Fatores como composição mineral, estrutura, clima, presença ou ausência de solo, tempo de exposição, entre muitos outros fatores, alteram a intensidade com que esse processo acontece. Segue exemplos, de como esses fatores podem vir a interferir no processo. * Composição mineral: Diferentes rochas, expostas as mesmas variantes apresentam graus de intemperismo diferentes, devido que alguns minerais são suscetíveis à degradação de formas variadas, cada mineral apresenta um comportamento específico de acordo com suas características. * Estrutura: Rochas maciças não se fragmentam ao mesmo tempo em que rochas que já apresentam alto grau de fissuras * Clima (Temperatura e água): De acordo com o grau de temperatura e disponibilidade de água, as rochas podem apresentar graus de intensidade diferenciados. Em ambientes com pouca disponibilidade de água, a possibilidade de haver intemperismo

Relacionados

  • Metais pesados
    4203 palavras | 17 páginas
  • Apostila ESAMC Reformulada 2014
    13860 palavras | 56 páginas
  • Tijolos de solo cimento reforçado com serragem de madeira
    53467 palavras | 214 páginas