Itapua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ITAPUA – O BAIRRO

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Itapuã_(Salvador)
DATA: 12 JANEIRO 2012

Itapuã é um dos subdistritos de Salvador, na Bahia, no Brasil. Nele, está localizada a praia que lhe deu o nome, além de outras tantas bastante frequentadas pela população local e pelos turistas. O bairro ainda possui outras atrações, como a lagoa do Abaeté e o farol de Itapuã, além de várioshotéis de luxo e loteamentos das classes média e alta. "Itapuã" é um termo tupi que significa "pedra redonda"[1].

Localização
Distante do centro da cidade cerca de 25 quilômetros, Itapuã está situada após o bairro de Piatã, fazendo limite com o Bairro da Paz, São Cristóvão, Stella Maris e com o município de Lauro de Freitas.
História
Originalmente um povoado de pescadores, onde foi erguida aigreja de Nossa Senhora da Conceição - que, no sincretismo religioso, equivale a Iemanjá - objeto de culto e de festa que, originalmente, contava apenas com membros da comunidade local.
Na estrada que conduzia ao bairro, por volta da década de 1950, foi instalado um posto de combustível no qual o dono ergueu uma placa com o nome "Ford" estampado. Hoje, Placafor - ou Placaford - é o marco do limiteinicial do bairro.

Praias e o Abaeté

Em Itapuã, estão algumas das praias mais concorridas da capital baiana, como a praia de Itapuã, a praia do Farol, a praia de Piatã etc.
A lagoa do Abaeté, hoje, centraliza um parque metropolitano de preservação, criado em 1993, sendo esta mais uma atração do bairro.

Hotelaria, lazer e loteamentos
Resorts luxuosos instalaram-se em Itapuã, como o hotel 4Rodas, anteriormente Sofitel e agora Deville. A área é permeada por loteamentos luxuosos, resorts, além de um sem-número de restaurantes de comida típica.
Na velha Itapuã, entretanto, ainda viceja a vida como antigamente, com suas ruas estreitas, pequeno comércio, mercados, que sobrevivem concomitante à agitação dos finais de semana.

FONTE: http://www.portaldeitapua.com/novo/sobre-itapua.htmlDATA: 12 JANEIRO 2012

Itapuã significa “pedra de ponta” ou “ponta de pedra” e não “pedra que ronca”, como muitos acreditam. (...) Seu batismo, de origem tupi, é formado pela aglutinação dos vocábulos indígenas ita e apuã [ts]. Historicamente, há notícias dele desde o século XVI, quando Gabriel Soares de Sousa registrou em Tratado Descritivo do Brasil, em 1587: “Esta ponta é a que na carta demareas se chama Lençóis de Areia, por onde se conhece a entrada da Bahia”.
Os indígenas, primeiros habitantes do local, já o chamavam de Itapuã. Alguns relatos contam a chegada da fé católica numa terra dominada pelas práticas pagãs, como a lenda da aparição de São Francisco Argoin e a lenda da Pedra de São Tomé. Outros relatos falam que Itapuã era parte de uma enorme fazenda, cuja posse até hojeprovoca discussões. O que se sabe com certeza é que as terras de Itapuã já foram chamadas por vários nomes, e eram arrendadas pela Irmandade de Nossa Senhora da Conceição até a década de 1950. Como é comum acontecer em Itapuã, a origem do bairro está relacionada às diferentes narrativas que se contradizem e se completam, e que algumas vezes fazem parte dos muitos mistérios associados ao lugar.
DEPOIMENTOS
"Não só Itapuã, como toda a cidade, progrediu, porque vejo Salvador como uma só. Na cidade, uma parte é mais soft, outra é light, outra é meio invasão, mas a cidade é uma só."
"Quando a gente chega aqui, é como se estivesse fora da cidade, porque Itapuã tem suas características próprias. Tem suas belezas naturais, suas lindas praias, seus coqueirais, suas areias. Itapuã é um estado deespírito."
"Na década de 70, Itapuã ainda não tinha um movimento negro organizado, foi o malé que trouxe isso. Raramente você via uma mulher negra com os cabelos trançados, era mais espichado. Os próprios negros diziam: Pô, graças a deus, minha filha casou com um branco, vai limpar a raça, vai limpar a barriga, coisas totalmente equivocadas.”
"Na minha ótica, Salvador é uma das cidades...
tracking img