Itapetinga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviços básicos de Itapetinga ficaram defasados pela Industrialização.

O rápido crescimento de Itapetinga com a industrialização não foi acompanhado de uma melhoria na estrutura do território. O desempenho de atividades essenciais, como o abastecimento de água, a saúde e a segurança, não se desenvolveram junto com a economia e constituem um dos entraves para que a região se desenvolva.
Umdos constrangimentos é a inexistência de um Instituto Médico-Legal (IML) na região, o que obriga as prefeituras a levarem os falecidos para Vitória da Conquista, a 95 km de Itapetinga.

Quando retornam, os corpos já chegam em um estado de degradação que os impede de ser velados, tendo que ser logo enterrados. Também os doentes mais graves precisam ser levados para Conquista, já que o hospitalmunicipal não dá conta desses atendimentos. “Vamos lutar por um hospital regional”, diz o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura (PT).

Falta água - O abastecimento de água, projetado há décadas, também já começa a se tornar deficitário, afetando atividades industriais (empresas precisam furar poços artesianos para suprir suas demandas) e também o dia-a-dia da população. No bairro de Vila Aurora,a aposentada Maria Alves Lima, 68 anos, acorda meia-noite todos os dias para encher os baldes de casa com água. Esse é o único horário que o líquido chega aos moradores do local, uma das zonas de baixa renda dentro da cidade. “De manhã a água já fica fraquinha, não dá pra nada”, conta ela, que mora com um filho já adulto e sofrecom problemas de pressão.

De ocupação recente, próximos aodistrito industrial, Vila Aurora e bairros vizinhos ainda têm ruas sem asfalto e cheias de mato. Casas pequenas e sem acabamento compõem uma paisagem de pobreza.

Na rua onde mora dona Maria, a grande queixa é em relação a um esgoto a céu aberto, do qual se exala um fortemaucheiro. “Vai fazer 11 anos que moro aqui, mudam os políticos, eles dizem que vão resolver,masfica tudona mesma”, diz.

NOTÍCIASRELACIONADAS
• Itapetinga luta para diversificar economia.

Itapetinga luta para diversificar economia

O desenvolvimento industrial da região de Itapetinga, apesar de ter trazido mais de 15 mil empregos e se tornado a principal atividade econômica local, já aponta para a necessidade de diversificação.
A maior parte do complexo industrial, composto por mais de 20 empresas, está ligada àindústria de calçados da Azaleia, que sozinha emprega diretamente 12 mil profissionais e movimenta toda a economia local.

Devido à imensidão do empreendimento, lideranças políticas e empresariais defendem o incentivo governamental à instalação de indústrias de outros ramos, para que a economia do território não dependa exclusivamente de uma única empresa.

A indústria calçadista chegou aItapetinga durante o governo Paulo Souto (2003-2006), movida por incentivos fiscais. A cidade, conhecida pela pecuária, mudou então o foco de sua renda.

“O fato positivo da instalação da Azaleia aqui foi justamente a diversificação da economia, porque antes Itapetinga só vivia da pecuária. Só que, pela falta de novos investimentos, a cidade tornou-se novamente dependente, agora de somente uma grandeempresa”, analisa Ueslei Carvalho, fundador da Associação Industrial de Itapetinga.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

• Pecuária de Itapetinga solicita maior suporte técnico do governo em 11/08/2010 às 14:29
• Serviços básicos de Itapetinga ficaram defasados após industrialização em 11/08/2010 às 13:50






















Pecuária de Itapetinga solicita maior suporte técnico doGoverno

Com cerca de 900 mil cabeças de gado, o rebanho da região de Itapetinga é o maior da Bahia e dá fôlego a uma pecuária que necessita de desenvolvimento técnico. A escassez das chuvas no território piorou a qualidade do pasto nos últimos anos e tem exigido dos criadores um melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis.

A Adab (Agência de Defesa Agropecuária) contabiliza...
tracking img