ITAMARI – UM “RAIO X” SOBRE O MUNICÍPIO DESTACANDO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS – ECONOMICA, POLÍTICA, CULTURAL, EDUCACIONAL E GEOGRÁFICA.

1271 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS ECONÔMICAS
PROFESSOR: GILDÁSIO – ECONOMIA I SEMESTRE

TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS ECONÔMICAS

VITÓRIA DA CONQUISTA – 30 DE ABRIL DE 2014
ALMIR VIDAL
BEATRIZ SILVA
HÉLIO FERREIRA
JOBSON GONÇALVES
JÚLIO CARDOSO

ITAMARI – UM “RAIO X” SOBRE O MUNICÍPIO DESTACANDO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS – ECONOMICA, POLÍTICA, CULTURAL, EDUCACIONAL E GEOGRÁFICA.

VITÓRIA DA CONQUISTA – 30 DE ABRIL DE 2014
INTRODUÇÃO

Neste trabalho, vamos falar da Cidade de Itamari – Ba, localizada a 320 Km da Capital Salvador e a 227 Km de Vitória da conquista. Com uma população estimada em aproximadamente 7903 habitantes, sua renda vem basicamente do cultivo de cacau e da pecuária. Com o surgimento de pragas na lavoura – a chamada vassoura de bruxa, onde a maior parte do cultivo sofreu danos, limitou o município que antes era grande produtor de cacau, fruto que da origem ao chocolate, levando algumas famílias a deixarem o município. Hoje a maior parte da distribuição de renda da cidade é graças a prefeitura que emprega parte da população. Itamari situa-se na região de zona da mata, microrregião: Ilhéus-Itabuna, mesorregião – Sul Baiano – faz parte do território identidade Médio Rio das Contas, onde a cidade faz divisa com o território baixo sul. Possui clima sub-úmido e úmido, com temperaturas oscilando entre 20.0ºC e 29.6ºC.

DESENVOLVIMENTO

Itamari - Ba

HISTÓRIA

Até 1985, as terras que passaram a pertencer a família Freire e posteriormente constituir a área territorial do município de Itamari, era totalmente composta de florestas tropicais, dentro da faixa de Mata Atlântica do Sul da Bahia. Pouco devastada até então, possivelmente era habitada por nativos da tribo Pataxós, além de alguns posseiros invasores, que ali cultivaram plantas leguminosas (feijão, milho, mandioca e etc.).

Relacionados