italodocs

974 palavras 4 páginas
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

FICHA DE LEITURA: texto
Referência (completa): CALABRE, Lia. Anos 30: a construção de um novo modelo de gestão pública In: Políticas Culturais no Brasil, dos anos 30 ao século XXI. Rio de
Janeiro: FGV, 2009. 144 p. (Coleção FGV de bolso. Série Sociedade & Cultura).
Palavras-chave: : Patrimônio cultural, Cultura Brasil, Modelos políticos, Estratégia cultural, Arte
Fonte: CALABRE, Lia. Políticas Culturais no Brasil, dos anos 30 ao século XXI.Rio de Janeiro: FGV, 2009. 144 p. (Coleção FGV de bolso. Série Sociedade & Cultura).
Tema central: Ações do governo Vargas para as políticas culturais no Brasil.

Ideias principais do texto: "A gestão de Capanema foi marcada por um processo de construção institucional do campo da cultura, ainda que, segundo Cecília Londres(2001:85), essa nao fosse uma das prioridades do ministro, "que em seu discurso de posse deu destaque à educação nacional, à saúde pública e à assistência social" (pág 16)

"Em 11 de abril de 1931, por meio do Decreto n° 19.850, foi criado o Conselho Nacional de Educação cujos objetivos eram ''elevar o nível da cultura brasileira" e, entre as atribuições, promover e estimular iniciativas em benefício da cultura nacional; em outras palavras, acreditava-se que a populaçao brasileira possuía um baixo nível cultural originado pela falta de acesso e conhecimento da produção artística e cultural erudita, cabendo ao governo reverter tal situação." (pág 17)

"Segundo Candido (1977:14) o projeto paulista era não apenas de "rotinização da cultura,mas a tentativa consciente de arrancá-la dos grupos privilegiados para transformá-la em fator de humanização". (pág 18)

"O cinema ganhou destaque entre as diversões públicas, pois o documento ressaltava as possibilidades de atuação deste em benefício da cultura popular - que, por consequência, exigia melhorar a regulamentação do setor. No

Relacionados