Itaipu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução............................................................................................................03
Usina Itaipu.........................................................................................................04
Etapas construtivas.....................................................................................04
Início dasoperações............................................................................................05
Impacto ambiental............................................................................................06
Impacto social..................................................................................................06
A Importância da Obra.......................................................................................06
Conclusão............................................................................................................08
Bibliografia.........................................................................................................09
Anexos................................................................................................................10

Introdução
AUsina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica[->0] binacional localizada no Rio Paraná[->1], na fronteira entre Brasil[->2] e Paraguai[->3]. Construída por ambos os países no período de 1975[->4] a 1982[->5], Itaipu é hoje a maior usina geradora de energia do mundo. Seu nome, que na língua guarani significa "a pedra que canta", faz referência à pequena ilha que havia ali, antes da obra.Para efetivar o projeto da proporção da Usina Hidrelétrica de Itaipu foram necessários vários anos de discussões e negociações com o intuito de estabelecer uma equivalência quanto ao benefício comum para as duas nações. Vamos abordar sobre a importância da obra, suas etapas construtivas, desenvolvimento e operações.

Usina Itaipu

Etapas construtivas
Em 1973, técnicos percorrem o riode barco em busca do ponto mais indicado para a construção da Itaipu Binacional. O local é escolhido após a realização de estudos com o apoio de uma balsa. No coração da América do Sul, brasileiros e paraguaios indicam um trecho do rio conhecido como Itaipu.
A construção da Itaipu Binacional começou em 1974, com a chegada das primeiras máquinas ao futuro canteiro de obras. No segundosemestre de 1974, foi estruturado o acampamento pioneiro, com as primeiras edificações.
Entre 1975 e 1978, mais de 9 mil moradias foram construídas nas duas margens para abrigar os homens que atuam na obra. Até um hospital é construído para atender os trabalhadores. À época, Foz do Iguaçu era uma cidade com apenas duas ruas asfaltadas e cerca de 20 mil habitantes, em dez anos, a populaçãopassa para 101.447 habitantes.
Nos canteiros de obra, a primeira tarefa é alterar o curso do Rio Paraná, removendo 55 milhões de metros cúbicos de terra e rocha para escavar um desvio de 2 km. O engenheiro Gomurka Sarkaria é o responsável pelo modelo da barragem, do tipo gravidade aliviada, formando aberturas que lembram a estrutura de uma catedral.
A Itaipu Binacional passaa ser uma realidade irreversível. A escavação do desvio do Rio Paraná termina dentro do prazo. Em 20 de outubro de 1978, 58 toneladas de dinamite explodem as duas ensecadeiras que protegiam a construção do novo curso. O desvio tem 2 km de extensão, 150 metros de largura e 90 de profundidade. No mesmo dia, é assinado um contrato de US$ 800 milhões que garante a compra de turbinas e dosturbo-geradores. O novo canal permite que o trecho do leito original do rio seja secado, para ali ser construída a barragem principal, em concreto.
Começa uma nova e fervilhante etapa da construção de Itaipu Binacional: a concretagem da barragem. Num único dia, 14 de novembro de 1978, são lançados na obra 7.207 metros cúbicos de concreto, um recorde sul-americano, o equivalente a um prédio de...
tracking img