Itaipu-jota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia básica

USINA ITAIPU

Alunos:

Goiânia, 20 de novembro de 2011.
Índice

1: Introdução

2: USINA ITAIPU – Etapas Construtivas

3: Início das Operações

4: Importância da Obra

5: Outros Detalhes Técnicos

- Interligação com o sistema Brasileiro
- Sistema de Corrente Continua
- Sistema de Corrente Alternada
- Interligação com o sistema Paraguaio

6: Conclusão7: Referências bibliográficas

8: Anexo

9: Para saber mais

INTRODUÇÃO

A Usina de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia Seu nome, que na língua guarani significa "a pedra quecanta", faz referência à pequena ilha que havia ali, antes da obra.

USINA ITAIPU
Etapas Construtivas

Avaliações territoriais a fim de averiguarem o ponto mais indicado para execução do projeto se deram no ano de 1973, fora escolhido então um trecho do rio conhecido ITAIPU.
O inicio da construção se deu em 1974, em 14 de outubro de 1978 foi aberto o canal de desvio do rio Paraná, onde talintervenção permitiu alterar o curso do mesmo, removendo 55 milhões de metros cúbicos de terra e rocha, sob orientação e projeto do engenheiro Gomurka Sarkaria sendo ele o responsável pelo modelo da barragem, do tipo gravidade aliviado, formando aberturas que lembram a estrutura de uma catedral.
A Itaipu Binacional passa a ser uma realidade irreversível. A escavação do desvio do Rio Paraná terminadentro do prazo. Em 20 de outubro de 1978, 58 toneladas de dinamite explodem as duas ensecadeiras que protegiam a construção do novo curso. O desvio tem 2 km de extensão, 150 metros de largura e 90 de profundidade. No mesmo dia, é assinado um contrato de US$ 800 milhões que garante a compra de turbinas e dos turbo-geradores. O novo canal permite que o trecho do leito original do rio seja secado, paraali ser construída a barragem principal, em concreto.
Começa uma nova e fervilhante etapa da construção de Itaipu Binacional: a concretagem da barragem. Num único dia, 14 de novembro de 1978, são lançados na obra 7.207 metros cúbicos de concreto, um recorde sul-americano, o equivalente a um prédio de dez andares a cada hora. Ou 24 edifícios no mesmo dia. A façanha só foi alcançada devido ao uso desete cabos aéreos para o lançamento de concreto.
Entre 1978 e 1981, até 5 mil pessoas eram contratadas por mês. Ao longo da obra, em função do extenso período de construção e da rotatividade da mão-de-obra, somente o consórcio Unicon cadastrou cerca de 100 mil trabalhadores. No pico da construção da barragem, Itaipu mobilizou diretamente cerca de 40 mil trabalhadores no canteiro de obras e nosescritórios de apoio no Brasil e no Paraguai.
Com a concretagem quase pronta, a fase seguinte é a montagem das unidades geradoras. O transporte de peças inteiras dos fabricantes até a usina torna-se um desafio. A primeira roda da turbina, com 300 toneladas, saiu de São Paulo em 4 de dezembro de 1981 e chegou ao canteiro de obras somente em 3 de março de 1982.
As obras da barragem chegam ao fim emoutubro de 1982. Mas os trabalhos na Itaipu não param. O fechamento das comportas do canal de desvio, para a formação do reservatório da usina, dá início à operação Mymba Kuera. A operação salva a vida de 36.450 animais que viviam na área a ser inundada pelo lago. Devido às chuvas fortes e enchentes da época, as correntezas do Rio Paraná levaram 14 dias para encher o reservatório. 
A 5 denovembro de 1982, com o reservatório já formado, os presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner, acionam o mecanismo que levanta automaticamente as 14 comportas do vertedouro, liberam a água represada do Rio Paraná e, assim, inauguram oficialmente a maior hidrelétrica do mundo, após mais de 50 mil horas de trabalho

Início das Operações
Em 5 de maio de 1984 entrou em...
tracking img