Itaú

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 74 (18292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Com a fusão do Itaú com o Unibanco, nasce o Itaú Unibanco Holding S.A. O resultado dessa associação é um banco de capital nacional, com o compromisso, a solidez, a vocação e a capacidade econômica para se transformar num parceiro vital para o desenvolvimento das empresas brasileiras, aqui e no exterior. Com forte presença internacional - já cobrindo com suas operações de bancocomercial todos os países do MERCOSUL, a instituição terá a agilidade necessária para aumentar a presença do Brasil no cenário internacional. Está dentre os 20 maiores bancos do mundo e o maior do hemisfério sul. Possui a marca mais valiosa do Brasil, é considerado o Banco mais sustentável do mundo, e foi eleito novamente pela revista Exame uma das melhores empresas para se trabalhar. Com a fusão aholding está sendo constituída em modelo de governança compartilhada: o presidente executivo é Roberto Egydio Setubal, enquanto a presidência do Conselho de Administração fica a cargo de Pedro Moreira Salles. Marca presença no mercado de Pessoa Física (Itaú Agências, Personnalité, Uniclass), Pessoa Jurídica (Pequenas, médias e grandes empresas), Poder Público, Private Bank, Tesouraria Internacional eNacional (Itaú BBA), Crédito ao consumidor e Grandes corporações. Presente em mais de 1.000 municípios brasileiros, além de agências e escritórios em 19 países e dois territórios (Cayman e Hong Kong), o Itaú Unibanco Holding S.A., oferece produtos e serviços ajustados às necessidades de cada perfil de cliente.

1. Histórico da Empresa
O Itaú Unibanco Holding S.A. é a união de duas grandesfamílias: Moreira Salles e Egydio Setubal. A primeira conta a história do antes Unibanco, e a segunda do Itaú. Não há como contar a história do Itaú Unibanco sem antes conhecer a história de cada uma.
História Itaú
Década de 40.
Em 30.12.1943, é constituído o Banco Central de Crédito S.A. por obra de Alfredo Egydio de Souza Aranha, advogado e empresário empreendedor. O Central de Crédito seria obraço financeiro dos negócios a que Alfredo Egydio estava ligado na Companhia Brasileira de Seguros. A primeira diretoria é composta por Alfredo Egydio de Souza Aranha, Aloysio Ramalho Foz e José Osório de Oliveira Azevedo. Após um período de organização administrativa do Banco, foram obtidas as primeiras cartas patentes pela Caixa de Mobilização e Fiscalização Bancária, autorizando o Banco arealizar operações bancárias, com a abertura de quatro agências em locais diferentes. Em 1945 de posse das primeiras cartas patentes autorizando-o a realizar operações bancárias, o Banco Central de Crédito S.A. abre sua primeira agência na sede situada na rua Benjamin Constant, 187, em São Paulo, no dia 2 de janeiro. Ao final do primeiro ano de atuação, o Banco já contava com três agências - a sede eduas no interior de São Paulo (Campinas e São João da Boa Vista), com 22 funcionários no total. Em virtude do seu crescimento e com a obtenção de novas cartas patentes, o Banco passou a ser dirigido por cinco diretores, com o ingresso de Eudoro Libânio Villela e de Ângelo Clerle. Ao final da década, o Banco Central de Crédito possuía 11 agências, sendo três na cidade de São Paulo e oito nointerior. A partir desse ano, o Central de Crédito passa a contar com bancos correspondentes no exterior - o Guaranty Bank e o Chase Manhattan -, favorecendo as operações de câmbio.
Década de 50.
O Banco Central de Crédito transfere-se para uma nova sede, na rua São Bento, 493, em São Paulo, em imóvel alugado, localizado ao lado do terreno onde seria construída, futuramente, a sede própria einstalada a matriz. Em 1951, também é inaugurada a agência Santos-SP, intensificando, assim, a atuação do Banco perante as companhias exportadoras de café. O governo federal recomenda a alteração da razão social do Central de Crédito, objetivando reservar essa denominação para a instituição que passaria a ser o Banco Central do Brasil. Assim, a razão social é alterada para Banco Federal de Crédito S.A....
tracking img