Itaú

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecendo a história do Banco Itaú

Na década de 40, devido a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, vários bancos que tinham suas matrizes na Itália e Alemanha tiveram suas agências fechadas pelo governo brasileiro. Em 1943 e 1944 327 novos bancos, todos nacionais começaram suas atividades, entre eles o Banco Central de Crédito fundado por Alfredo Egydio de Souza Aranha em 1943.
Em1952, a pedido do governo banco alterou seu nome para Banco Federal de Crédito.
Em 1964, houve a fusão com o Banco Itaú America em Itaú de Minas-MG, fundado em 1944, o banco passou a se chamar Banco Federal Itaú S.A e em 1973 mudou para Banco Itáu S.A.
Em 1980 abriu sua primeira agencia internacional, em Nova York e 1995 fez a fusão com o banco Francês e Brasileiro, que se tornou o Personnalité.Outras importantes aquisições foram: Banerj, Banestado, BEG e a fusão completa com o Banco Buen Ayre, se tornando o Itaú Buen Ayre. Entrou na bolsa Nyre (bolsa de Nova York) em 2002, criou o Taií (emprestimos pessoais) em 2004, abriu uma agência em Tokio em 2004 e comprou o Bank Boston em 2006.
Em 2008, foi anunciada a fusão em o Itaú e o Unibanco, tornando-se instituição bancária do Brasil e omaior conglomerado financeiro do hemisfério sul.
Em 2011 se uniu ao grupo Carrefour Brasil comprando 49% do banco Carrefour . A conclusão da operação depende da aprovação do Banco Central do Brasil.
Visão e valores
A visão do banco é ser lider no mercado de forma sustentável e com a satisfação dos clientes. Seu discurso de valores é pautado na ética corporativa, colocando as pessoas em primeirolugar, sejam colaboradores, clientes ou fornecedores.
Em todo o seu discurso a uma preocupação com o capital humano, alegando sempre a busca para o melhor dentro da lei e de um crescimento sustentável.

Gerenciamento de pessoas
Para abordamos os processos propostos nesse trabalho é necessário primeiramente falamos da cultura organizacional. A seguir mostrarei os projetos de motivação do bancoItaú.

O relatório anual de sustentabilidade de 2010 do banco Itaú começa com um vídeo, cujo a narração segue abaixo:
"Nós somos uma empresa de serviço, cujo o maior ativo são as pessoas. Logo, a área de Pessoas tem o papel estratégico de formar líderes, desenvolver talentos, formar gerente éticos, responsáveis, de maneira que a nossa perfomance seja sustentável porque as nossas pessoas pensame agem como donos, pessoas que estão sempre pensando em melhorar os processos do banco, que estão pensando em inovar , em pensar fora da caixa, que sonham grande, em fazer mais e melhor, ou seja temos o papel de desenvolver novos talento, líderes de líderes.
Temos orgulho de, pelo segundo ano consecutivo, termos sido a única instituição financeira considerar sonho dos jovens talentos para setrabalhar. Esses jovens, eles querem trabalhar numa empresa que seja reconhecida, que tenha desafios para sua carreira, que tenha líderes inspiradores, que tenha uma remuneração justa e que tenha um plano interessante para o futuro. E o Itaú-Unibanco consolida e sintetiza uma proposta de valor muito interessante para esses jovens talentos. As pessoas podem vir a ser gerentes, superintendentes,diretores e até mesmo sócios do Itaúl-Unibanco, pessoas para quem possamos passar o bastão no futuro e garantir que vai ter uma sucessão bem feita, que vai se ter uma transição bem feita, uma continuidade desse sucesso, dessa perfomance que foi sustentável no passado e queremos que seja perene no futuro."
Ricardo Marino - VP Pessoas

"Ser um banco líder em performance sustentável e em satisfação dosclientes" A nova visão do Itaú deu inicio em 2010 a estratégia de disseminação da nova cultura organizacional, chamada de "Nosso jeito de fazer". Segue abaixo as diretrizes:
Todos pelo Cliente – Acreditamos que a liderança de mercado é consequência de um processo de melhoria contínua dos serviços prestados aos clientes. Qualquer crescimento obtido sem ter cada cliente como foco não será...
tracking img