Istalações de Caprinos

1761 palavras 8 páginas
4. Instalações e Equipamentos
As instalações e equipamentos são de fundamental importância para proporcionar condições de manejos adequados ao sistema de produção. É necessário que sejam de fácil limpeza e desinfecção, funcionais e seguras para os animais e trabalhadores, evitando estresse dos animais, favorecendo o controle e prevenção de doenças, protegendo o rebanho de furtos, predadores e otimizando o emprego da mão de obra.
4.1 Centro de Manejo
É o local utilizado para facilitar a realização de atividades, tais como: pesagem, vermifugação, vacinação, banho sarnicida, casqueamento, tosquia, corte de cauda, apartação, entre outros. Recomenda-se a área de 1 m2/animal adulto.
Deve ser coberto, o piso pode ser de terra batida ou cimento e apresentar boa drenagem. Geralmente é composto por:
• Currais: áreas utilizadas para manter os animais antes e após os procedimentos.
• Seringa: é uma área que afunila fazendo com que os animais entrem um a um no brete.
• Bretes: a principal função é a contenção dos animais para realização de práticas gerais de manejo (apartação, venda, desmama, pesagens, tratamentos e outras práticas). As dimensõesda construção devem ser corretas para propiciar a realização do trabalho com segurança. Deve apresentar as seguintes medidas: largura superior de 35 a 50 cm, largura inferior de 25 a35 cm, altura de 80 a 85 cm e comprimento de 5 a 11 m. Se o brete for muito largo os animais podem se virar dentro e complicar o trabalho. Um brete alto demais não permite uma boa contenção, dificultando aplicações de vacinas e vermífugos, visualização do brinco e tatuagem. As laterais devem ser de tábuas colocadas na horizontal, sem espaço entre elas, para evitar que os animais se machuquem ou fraturem os membros. No entanto, deve-se manter um espaçamento entre o solo e a primeira tábua para facilitar a limpeza.

Centro de Manejo
O diagrama a seguir ilustra as principais instalações integrantes de um Centro de Manejo:

Desenho

Relacionados