isso-

1095 palavras 5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS VITÓRIA
TERMODINÂMICA – MÁQUINAS TÉRMICAS
Alef Rocha
Aleff Zuqui
Felipe Feller
Felipe de Paula
João Paulo

CICLO DIESEL

VITÓRIA
2013

• Ciclo Diesel
O ciclo de diesel é essencialmente caracterizado pela combustão ser causada pela compressão da mistura ar + combustível.
O ciclo é formado por 3 etapas (ou 3 ciclos):
Etapa 1: O ar é admitido pela câmara de combustão.
Etapa 2: O pistão faz a compressão da massa de ar e no término da compressão, injeta-se combustível sobre pressão no interior da câmara. - Com as altas temperaturas e pressão dentro da câmara, a mistura sofre explosão no final do ciclo.
Etapa 3: A expansão do gás originário da explosão se expande. Com a expansão, finalmente o gás dos resíduos da combustão é liberado pelas válvulas, daí se reinicia o ciclo.

• História
Rudolf Diesel patenteou um motor à combustão de elevada eficiência, demonstrando em
1900, um motor movido a óleo de amendoim, cuja tecnologia leva seu nome até hoje. Ao lado encontra-se uma cópia do documento que garantiu a patente a Rudolf Diesel.
Atualmente está se estudando formas de reaproveitamento do óleo de cozinha na utilização como óleo combustível para motores movidos a Diesel. O óleo de cozinha auxilia a diminuir a emissão de poluentes em motores diesel, além de melhorar o desempenho dos lubrificantes internos do motor. A descoberta é resultado das pesquisas feitas por engenheiros da Penn State University (Estados Unidos). Os pesquisadores produziram versões especialmente tratadas de óleos comestíveis, como óleos de soja, canola e girassol.

• Curiosidades/Características
É importante salientar a diferença dos motores diesel para gasolina sob o aspecto da combustão: nos motores a gasolina há um dispositivo faiscador (vela) que não há na maioria dos sistemas diesel. Outro dado é o de que no motor a gasolina o combustível entra na câmara durante a admissão do ar, o que provoca perdas na taxa de

Relacionados