Isrs inibidores da mao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ISRS, Tricíclicos, Inibidores da MAO.

Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classe de fármacos usados no tratamento da síndromes depressivas, transtornos deansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade. (Ward, H.; Azzaro, A. ,2008)

Os ISRS aumentam a concentração extracelular do neurotransmissor serotonina ao inibir a sua recaptação peloneurónio pré-sináptico, aumentando o nível de serotonina disponível para se ligar ao receptor pós-sináptico. O grau de selectividade para outros transportadores de monoaminas (como a dopamina ounoradrenalina) é variável, embora a afinidade seja de forma geral muito baixa.(Ward, H.; Azzaro, A. ,2008)

O uso ISRS está associado com menor índice de abandono de tratamento comparado com ostricíclicos, mas a diferença absoluta é de apenas 3% a 5%. (Montgomery AS, 1994)

Os antidepressivos tricíclicos são usados no tratamento da depressão crônica ou profunda, e das fases depressivas na doençabipolar. Também usados no tratamento de dor neuropática (dor por disfunção nos neurônios das vias da dor) que não responde a opióides. Uma vez que os tricíclicos possuem efeito antiálgico, permitemque doses menores de analgésicos sejam empregadas. A analgesia possivelmente é oriunda de mudanças na concentração central de monoaminas, particularmente a serotonina, além do efeito direto ouindireto dos antidepressivos nos sistemas opióides endógenos. (Ward, H.; Azzaro, A. ,2008)

Os fármacos inibidores da MAO inibem a enzima monoamina oxidase (MAO), responsável por metabolizar monoaminascomo a noradrenalina, dopamina e serotonina, aumentando assim a concentração sináptica destas e condicionando maior excitação dos neurónios que possuem receptores para estes mediadores. Os IMAOs causamuma inibição que é irreversível e não-seletiva, pelo que bloqueiam a ação dos dois subtipos da enzima (MAO-A e MAO-B). Esta característica confere-lhes uma longa duração de ação, mas está também...
tracking img