Israel e palestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Na Questão Palestina é aonde se constitui o maior foco de tensão no Oriente Médio. Essa tensão refere-se à luta de dois povos, o judeu e o palestino, pela posse da área da Palestina, onde ambos julgam ter direitos. Por ser situada entre sociedades árabe-islâmica e ocidental, a região passou por vários domínios, desde os turcos otomanos, onde estes perderam o poder em ummomento pós Primeira Guerra Mundial, passando pelos britânicos, que não conseguiram evitar os confrontos entre a majoritária população árabe e os judeus, chegando ao domínio da ONU. Essa última propôs um plano de partilha da Palestina em dois Estados, um judeu e outro árabe. Apesar de essa proposta ter sido aprovada pela Assembléia Geral da organização, foi mal vista e negada pelos árabes da Palestinae seus vizinhos.
Nos anos seguintes ocorreram conflitos entre os árabes e o recém criado Estado judeu, Israel, tendo os últimos como vitoriosos. Se por um lado esses judeus conseguiram o que mais ambicionavam, ou seja, um território nacional, por outro, essa conquista acarretou uma problemática no outro povo, os árabes palestinos, aonde esses vêm lutando pela criação de seu EstadoNacional, isto é, pela saída dos judeus do território que antes, os palestinos, habitavam.
Ao decorrer deste trabalho, citaremos e explicaremos a ação das potências estrangeiras, como Estados Unidos e União Soviética, que agiram e continuam atuando com o papel de interlocutores e patrocinadores, de ambos os Estados, nessas guerras, sendo essa ajuda do âmbito militar, econômico ou político.Observaremos também, o papel do Brasil frente à mediação desse conflito.
No que tange as negociações atuais, analisaremos os temas recentes que perpetuam ao redor dessa busca incisiva pela paz, e por um reconhecimento internacional do território do Estado Palestino, visando os apoios ou as rejeições dos estados estrangeiros nessas duas tentativas.
Dessa maneira, para se compreender aatual conjuntura no Oriente Médio com foco na Palestina e Israel, analisaremos a história dos conflitos que ocorrerem naquela região. Nessa análise, para entender a História dos Conflitos e a situação que se encontra o mesmo, utilizaremos o tempo longo de Fernand Braudel, retrocedendo até o século XIX, onde é criado na Europa o movimento Sionista com o intuito de promover a imigração judaica para aentão Palestina.
O Oriente Médio é uma região que faz parte de um corredor entre a África e a Ásia e está situado às portas da Europa ocidental. Talvez esse fator geográfico seja a explicação para o fato de o território da palestina nunca ter sido sede de um poder que se estendesse para além de suas fronteiras. Analisando sob um recorte histórico desde os primeiros séculos, o território quasesempre esteve submetido a poderes estrangeiros sediados em um desses três continentes e, mais recentemente, nos EUA. Em geral, foi sob o poder de potências estrangeiras que este território teve algum tipo de unidade política.
Podemos dizer que a primeira “potência” a controlar o território foi o Império Egípcio, em meados do século II A.C., e já a partir desse século o território dapalestina virou palco de sucessivas invasões migratórias, no qual se pode observar deste esta data diversas disputas pelo controle da região.
A palestina foi controlada por diversos povos ao passar dos séculos, dentre eles podemos citar alguns como o povo Filisteu, a Assíria, Babilônia, os Persas, a Macedônia de Alexandre Magno, os Selêucidas, Antioquia, e Síria. Tal região passou pelo domíniodo Império Romano, além de que, não podemos nos esquecer, que com a sucessão de domínios nesse território, pelas mais diversas civilizações aos longos dos anos, essa região sofreu diversas transformações no âmbito religioso, sendo pregadas religiões que vão desde o farisaísmo ao cristianismo. Sendo o farisaísmo que deu origem ao judaísmo que vemos hoje.
A região foi o berço do cristianismo...
tracking img