Isotretinoína

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
INTRODUÇÃO

A pele é a primeira barreira protetora do indivíduo, isolando as estruturas internas dos agentes do meio exterior. Também é considerado um órgão imunológico, pois os ceratinócitos produzem citocinas e as células de Langerhans são apresentadoras de antígenos. A pele por mais que apresente uma complexidade estrutural, responde as agressões de maneira limitada, dificultandodiagnósticos feitos de maneira isolada, pois agentes etiológicos diversos podem produzir alterações semelhantes. E quadros clínicos e histológicos diferentes podem ser produtos um único agente etiológico. Por isso é necessário estudar as patologias dividas em grupos, relacionando sempre os aspectos clínicos, com mudanças histológicas, o macro e microscópico juntos para se chegar a um diagnóstico. Asdermatoses inflamatórias foliculares são doenças causas multifatoriais como, aumento da produção de sebo, efeitos hormonais, proliferação de microorganismos e outros.
Dentre as dermatoses de maior encontramos: a Acne Vulgar, Acne Rosácea, Acne Necrótica, Cloracne e Acne Fulminante, todas elas doenças que acometem homens e mulheres, algumas com maior incidência em homens como a acne fulminante, e outrascom maior incidência em mulheres como a acne rosácea. As vitaminas são enzimas ou co-enzimas cruciais em processos do organismo como: a hidroxilação de colágeno e outras reações químicas ( ácido ascórbico ou Vitamina C), a formação de proteínas estruturais e hemoglobina (ácido fólico ou Vitamina B9) e a manutenção da vistas e proteção da pele ( ácido retinóico ou Vitamina A).
A Vitamina A éconhecida como Retinol, sua forma oxidada é conhecida como ácido retinóico ou Tretinoína, que é um composto de bastante influência sobre a pele, com efeitos de: estimulação a produção de colágeno que dá firmeza à pele, reorganização das fibras elásticas danificadas pela radiação ultravioleta, melhora da irrigação da pele e agindo no tratamento da Acne.
Não só a má nutrição em ácido retinóico causa osproblemas de dermatose folicular inflamatória, fatores genéticos, falta de higiene, flora normal da pele, excesso de produção hormonal entre outros podem ser fatores de suma importância para a incidência destes, por isso às vezes é necessário o uso de compostos que possam promover melhora nos quadros de acne.
A Isotretinoína é um composto sintético, esteroisômero da tretinoína, foi desenvolvido em1982, e tem forma comercial mais conhecida no Brasil como Roacutan, distribuído pela Roche. Mesmo sendo um composto bem aceito a Isotretinoína é um composto de uso restrito apenas a alguns casos, pela diversidade de seus efeitos.
MECANISMOS DE AÇÃO

Farmacodinâmica
As glândulas sebáceas são constituídas por: parte secretora alveolar e um canal excretor. A parte secretora alveolar é um compostopor vários alvéolos dilatados, sua parede compreende uma membrana basal na qual encontramos uma camada de células germinativas com núcleo arredondado denominada de estratificação basal. Com o tempo essas células vão se enchendo de moléculas lipídicas e vão aumentando seu volume, até chegar a um ponto que em essas se rompem e tornam-se o próprio produto da secreção ou sebo como assim é conhecido.O canal excretor é dividido em duas partes: a distal (acro-infundíbulo) e a proximal (infra-infundíbulo). A parte distal é semelhante a epiderme, formada por extrato córneo, e a parte proximal é formada por um epitélio queratinizado, porém sem granulação. Se a queratinização aumentar, ou a aderência das células, formará um tampão no acro-infundíbulo ou “comedão”.
A Isotretinoína age reduzindoessa queratinização no acro-infundíbulo das glândulas sebáceas e a reduz de tamanho quando está se apresenta com volume aumentado, com isso ocorre na primeira fase de uso um aumento da secreção de sebo, que não é nada mais do que a eliminação do excesso já acumulado pelas células. A Isotretinoína também a produção de sebo, isso não foi bem elucidado, porém acredita-se da capacidade do ácido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isotretinoina
  • Isotretinoina
  • Isotretinoina
  • Isotretinoina oral no tratamento da acne leve
  • Estudo comparativo da isotretinoina e dos alfa hidroxiácidos no tratamento da acne
  • A importância da atenção farmacêutica aos pacientes que fazem uso da isotretinoína

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!