Isotopos na medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Os isótopos são dois átomos do mesmo elemento químico com números de massa (A) diferentes e números atômicos (Z) iguais. A diferença se encontra no número de nêutrons. Os isótopos podem diferir em algumas características, como a densidade.
O radioisótopo, por sua vez, é o átomo que apresenta um núcleo radioativo. Quando o radioisótopo se transforma em um isótopo, libera uma energiachamada de partículas alfa, partículas beta ou radiação gama. Os radioisótopos são muito utilizados em tratamentos médicos e diagnósticos.

TIPOS DE RADIÇÕES EMITIDAS PELOS RADIOISOTOPOS

Existem três tipos de radiações que os radioisótopos podem emitir e são elas:
1) a partícula Alfa composta por núcleos de Hélio, formada por dois prótons e dois nêutrons, portanto com uma grande massa e, porisso, com pouco alcance (penetração), que, por exemplo, no ar não passa de 3 a 8 cm. Devido a pouca penetração da partícula Alfa, os isótopos emissores desse tipo de radiação, não têm utilidade diagnóstica. Eles não representam perigo quando são fontes de radiação situadas fora do corpo mas, são perigosos como fontes internas porque as partículas Alfas, ao serem absorvidas, produzem intensaionização, um fenômeno físico que leva à produção de efeitos biológicos indesejáveis;
2) a partícula Beta, cuja massa é aproximadamente 8.000 vezes inferior à massa da partícula Alfa, e, por isso, Beta tem maior alcance que Alfa. Embora mais penetrantes que a partícula Alfa, as partículas Betas são detidas por poucos milímetros de alumínio ou de tecido orgânico. A incapacidade de Beta atravessar ostecidos a torna sem utilidade no diagnóstico por imagens. Sua utilidade em Medicina está no campo da radioimuno-análise no qual o principal isótopo utilizado é o iodo 125 (125I), cuja utilidade médica são as medidas necessárias à investigação de dosagens hormonais e na terapia.
Assim a pouca penetração das partículas Beta, e a conseqüente ionização que resulta de sua absorção, fundamenta a utilizaçãodos elementos emissores de Beta no setor de terapia onde são usados como fontes abertas de radiação (como o Fósforo 32 (32P), e também como fontes internas de irradiação (como do Samário 153 (153Sm), o Estrôncio 89, (89Sr) e o Iodo 131, (131I).
3) as radiações Gama, são emissões de natureza eletromagnética, isto é, são fótons com massa desprezível e sem carga elétrica; essas duas característicasconferem à radiação Gama uma menor possibilidade de interação com a matéria quando comparada à capacidade de interação das partículas Alfa e Beta. Assim a radiação Gama tem menor capacidade de ionização, fato que, aliado a sua alta energia, permite que ela percorra trajetórias longas e atravesse grandes espessuras de matéria antes de consumir sua energia. Seu alto poder de penetração exigeblindagens (geralmente de chumbo) para detê-las. A Medicina utiliza as radiações Gama para a obtenção das imagens. Os isótopos emissores de Gama de uso mais freqüente são o Tecnécio 99 (99mTc), o Tálio 201 (201Tl), o Índio 111 (111In), o Iodo 131 (131I) o Gálio 67, (67Ga). A capacidade da radiação Gama de atravessar os tecidos faz com que ela possa ser captada no exterior do corpo e, fornecer, assim,informações sobre a localização do isótopo emissor, fundamento do diagnóstico cintilográfico.

APLICAÇÃO DE ISOTOPOS NA MEDICINA

A Medicina utiliza isótopos radioativos emissores de radiação Gama para o diagnóstico por imagens e usa os isótopos emissores de partículas Betas para a investigação laboratorial ou para terapia com radioisótopos.
A radiação Gama é o fundamento para a obtenção dasimagens na Medicina, porque se assemelha aos raios X, diferindo deles por sua origem nuclear e, por ter maior poder de penetração. Quando um isótopo emissor de Gama é administrado e se localiza no interior do corpo de uma pessoa, a radiação Gama emitida atravessa os tecidos do corpo e pode ser captada ou registrada no exterior pelas câmaras Gama que fornecem as imagens chamadas de cintilografias....
tracking img