Isos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISO 31000
Em Novembro de 2009 a ISO publicou a primeira norma internacional designada por ISO 31 000:2009 – Gestão de Riscos – Princípios e Linhas Orientadoras disponibilizando às organizações, de qualquer tipo, complexidade, estrutura, atividade, localização, dimensão e estatuto, um conjunto de princípios e linhas de orientação genéricas para a gestão de riscos, não sendo, pois, específica paraqualquer tipo de indústria ou setor.Os princípios e as linhas orientadoras contidas na norma podem ser aplicados ao longo da vida de uma organização e a uma ampla gama de atividades, incluindo estratégias, decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos e serviços. Apesar de fornecer linhas de orientação genéricas, a norma não tem por objetivo impor uma uniformização aos processos degestão de risco às organizações que a venham a adotar. Com efeito, a concepção e implementação de práticas de gestão de risco variam de acordo com as necessidades específicas de cada organização em particular, com os seus objetivos, contexto, estrutura, produtos, serviços, projetos, processos operativos e práticas próprias instituídas. Adicionalmente, a norma ISO 31 000 não tem por intenção a suautilização para fins de certificação, certamente com grande pena de alguns que veriam aqui mais uma oportunidade de alargar o seu mercado de consultoria, formação, auditorias, etc.
Uma das consequências que decorrem de a ISO 31 000 não ser certificável traduz-se em que esta norma apenas irá ser adotada por organizações que tenham a plena consciência da importância de gerir os riscos que afetam osseus negócios e atividades de forma eficaz e sistemática e, como tal, serão essas organizações que irão adotar e implementar, de forma assumida e comprometida, os princípios e linhas orientadoras da norma. Dificilmente se conseguiria uma melhor condição para uma adesão voluntária a um referencial. Um dos objetivos primários da norma ISO 31 000 é a obtenção de um nível consistente na prática dagestão de riscos sem uma uniformidade rígida. De modo a facilitar a consecução deste objetivo à norma apresenta uma série de definições dos principais conceitos (ver caixa). Como regra, a norma ISO 31 000 adota os termos e definições constantes no documento ISO/IEC Guide 73 – Gestão de Risco – Vocabulário.
• ISO 31-1
A ISO 31-1 é a parte da ISO padrão internacional 31 que define nomes e símbolosde quantidades e unidades relacionadas ao espaço e tempo.
• ISO 31-2
Dá nome, símbolo e definição de quantidades e 17 unidades de fenômenos periódicos e afins. Se for caso disso, os fatores de conversão também são fornecidos.
• ISO 31-3
Dá nome, símbolo e definição de quantidades e 38 unidades de mecânica. Se for caso disso, os fatores de conversão também são fornecidos.
• ISO 31-4
Dá nome,símbolo e definição para 43 unidades e quantidades de calor. Se for caso disso, os fatores de conversão também são fornecidos.
• ISO 31-5
É a parte da norma internacional ISO 31, que define os nomes e símbolos para quantidades e unidades relacionadas à eletricidade e magnetismo.
• ISO 31-6
É a parte da norma internacional ISO 31, que define os nomes e símbolos para quantidades e unidadesrelacionados à luz e afins radiações eletromagnéticas.
• ISO 31-7
É a parte da norma internacional ISO 31, que define os nomes e símbolos para quantidades e unidades relacionadas com a acústica.
• ISO 31-8
É a parte da norma internacional ISO 31, que define os nomes e símbolos para quantidades e unidades relacionadas com a físico-química e física molecular
• ISO 31-9
Dá nome e símbolo dedefinição de quantidades e 51 unidades de atômica e física nuclear. Se for caso disso, os fatores de conversão também são fornecidos.
• ISO 31-10
É a parte da norma internacional ISO 31, que define os nomes e símbolos para quantidades e unidades relacionadas com as reações nucleares e de radiações ionizantes. Se for caso disso, os fatores de conversão também são fornecidos. Expectativa de valor do...
tracking img