Isos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mineiros, maio, 2012.

Iso 9001
ISO 9001: É um Certificado Internacional de qualidade, fornecido pela International Organization for Standardization, que no Brasil é representada pelo INMETRO. Designa um conjunto de requisitos que tem como objetivo orientar as empresas no sistema de gestão da qualidade, com o objetivo de satisfazer os clientes, busca a melhoria continua e assegurar acompetitividade de empresa.
O iso 9001 é empregado em imobiliárias, empresas de odontologia e oftalmologia, agências de comunicação e consultoria empresarial, indústrias de pequeno e médio porte, associações, entre outras.
Os principais requisitos do iso 9001 são:
1 - A empresa deve estar formalizada, possuir um CNPJ.
2 - Atendimento a legislação pertinente ao seunegócio.  
Exemplo1: Se sua empresa produz alimentos você deverá, entre outras normas e leis, atender às exigências da Vigilância Sanitária.
Exemplo2: Se sua empresa presta serviços de limpeza industrial, seus funcionários deverão utilizar os EPIs de acordo com a legislação vigente.
3 - Implementação de 6 procedimentos obrigatórios (controle dedocumentos, controle de registros, ação preventiva, ação corretiva, controle de produtos não-conforme e auditoria interna).
4 - Implementação do manual da qualidade, política e objetivos da qualidade.
5 - Mapeamento e interação entre processos.
As normas ISO 9001, 9002 e 9003 se aplicam em situações contratuais, que exijam demonstração de que a empresa fornecedora é administradacom qualidade. A aplicação das normas parte dos seguintes princípios:
Os produtos e serviços têm suas especificações definidas por: 1) regulamentos do governo brasileiro, 2) normas internacionais, 3) normas nacionais, 4) normas da empresa.
A conformidade do produto ou serviço, ou seja, sua qualidade pode ser demonstrada pelo desenvolvimento de certas atividades da empresa, tais como: projeto,desenvolvimento, planejamento, pós-produção, instalação, assistência técnica e marketing.
Os requisitos especificados nos sistemas da qualidade propostos pelas normas ISO 9001, 9002 e 9003 são complementares (não alternativos) aos requisitos técnicos especificados para os produtos e serviços.

ISO 14000
O Sistema de Gestão Ambiental descrito naISO 14000 aplica-se a aspectos ambientais de forma que a organização possa controlar e sobre os quais espera-se que tenha influência, sendo que a norma em si não declara critérios específicos de desempenho ambiental.

As empresas e entes de vários segmentos buscam alcançar e demonstrar desempenho ambiental eficaz. Uma das maneiras de fazê-lo é controlando os impactos ambientais desuas atividades, produtos e/ ou serviços. As auditorias e análises críticas do meio ambiente auxiliam a encontrar e mensurar para a obtenção e manutenção dos objetivos previstos, contudo, mesmo sendo essas ferramentas úteis, não são suficientes ou completas em abrangência. Para que a organização possa efetivamente atender aos seus objetivos, as auditorias devem fazer parte de um contexto de trabalhomais amplo – um sistema de gerenciamento estruturado que seja integrado com a atividade de gerência total.

Uma certificação ISO 14000 não garante que uma empresa ou ente em particular, alcance o melhor desempenho ambiental possível. Ela somente atesta que foram instalados os elementos básicos de um sistema de gestão ambiental. As melhorias contínuas a que se faz referência na normareportam-se a melhorias continuas no sistema gerencial, e não no desempenho ambiental diretamente.

A finalidade principal de um sistema de gestão ambiental é a de fornecer a uma organização um processo estruturado e um contexto de trabalho com os quais ela possa alcançar e controlar sistematicamente o nível de desempenho ambiental que estabelecer para si. O nível real de desempenho,...
tracking img