Isopet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

No mundo atual, muito se tem discutido no que tange a palavra reciclagem, a fim de minimizar os impactos ambientais causados pelo lixo gerado pelo aumento dos grandes centros provindos do êxodo rural e o crescimento do setor de construção civil. O crescimento habitacional eleva grande quantidade de lixo que é gerado e desperdiçado todos os dias. Resíduos, como garrafas pet eisopor (materiais que possuem tempo indeterminado para se decompor) podem ser reutilizados e retirados do meio ambiente.

Tornar novo aquilo que antes foi utilizado ou dar utilidade aquilo que seria jogado fora, tem sido motivo de grandes criações principalmente na construção civil. O lixo coletado e reciclado corretamente torna-se matéria prima para diversos tipos de produtos, que podem serreutilizados. O ISOPET contribui para esse objetivo.

O ISOPET é a nova moda no quesito sustentável, criado com uma fina camada de cimento, utilizando isopor e garrafas pet em seu interior, e um produto onde facilita a construção civil e reutiliza matérias que hoje em dia é muito difícil de retirar do meio ambiente. Segundo KANNING e SILVÉRIO (2003) “Um projeto que contribua para a redução do déficithabitacional, utilizando materiais pós-consumo como as embalagens de garrafas PET inteiras e o EPS em forma de pérolas e flocos contribuem com o conceito de construções sustentáveis”.

Possuem encaixes laterais de formato macho e fêmea para facilitar e reduzir o tempo na construção civil e a reutilização das matérias recicláveis, o ISOPET não necessita de cimento para sua junção, ou seja, oISOPET tem uma economia de areia, brita dentre outros matérias retirados da natureza. Segundo Kanning (2008)

O referido sistema construtivo ISOPET apresenta grandes vantagens na execução de projetos construtivos: pela sua leveza, facilitando o manuseio dos elementos; pelo baixo custo final da construção; pela melhoria esperada no aspecto térmico e acústico; pela eliminação de argamassa deassentamento; pela dispensa das formas de vergas, contra-vergas e cintas de amarração; pela diminuição das camadas de revestimento como o chapisco e o emboço; e, ainda, por se constituírem de material ecológico, utilizando materiais recicláveis e não recicláveis. (KANNING, 2008, 2p)

A retirada das garrafas pet e do isopor do meio ambiente é um grande “UP” para a reciclagem que como já citado no inicio éo maior problema enfrentado no mundo.

Essa retirada contribuirá para a diminuição das enchentes, do lixo nos aterros que estão superlotados, e que soltam gases que prejudicam a camada de ozônio, causando assim o aquecimento global, conseqüentemente levando ao derretimento das calotas polares, e como se pode perceber cada atitude de reutilizar matérias primas sustentável, leva a diminuição devários problemas já enfrentados no mundo. Conforme KANNING e CERRY (2009) A utilização de resíduos recicláveis favorece a redução e/ou eliminação do consumo de recursos naturais não renováveis como areia, contribuindo assim para a redução de resíduos lançados em aterros sanitários ou locais impróprios, como córregos, rios e terrenos colaborando para a preservação do meio ambiente.

O ISOPET é aperfeita junção do meio ambiente com a construção civil, pois além de ser produzido com materiais recicláveis, ele é utilizado na construção de prédios, casa, e etc.

Tendo em vista a sustentabilidade e suas grandes vantagens, o projeto ISOPET é sem dúvida, um meio de proporcionar a várias classes sociais o sonho da casa própria.

2- DESENVOLVIMENTO

A pesquisa foi realizada pelo grupo,através da internet, utilizando o site Google e Google acadêmico, com as palavras chaves: ISOPET, benefícios do ISOPET, reciclagem, garrafas pet, EPS e blocos de concreto. O tempo dedicado a pesquisa foi aproximadamente de 03 (três) meses.

Não foram utilizadas outras fontes de pesquisa, pois, o tema abordado além de pouco conhecido, ainda não é utilizado na região do Vale do Aço.

Para a...
tracking img