Isomeria optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Ao aprender o conteúdo de isomeria, sob o subtópico “Isomeria óptica”, o aluno de Química pode utilizar um experimento simples, através do qual eles a notarão no simples fato decolocar a Mão na frente do espelho e analisá-la.

Isomeria óptica é quando compostos diferentes apresentam a mesma formula molecular. Os compostos que apresentam isomeria óptica são chamados, de maneirageral, estereoizómeros. Ela estuda o comportamento das substâncias que têm a propriedade de desviar o plano de vibração da luz, elas são, por isso, denominadas de isômeros ópticos.

Quando submetemosduas moléculas (ácido d-lático e ácido ℓ-lático) a um feixe de luz polarizada, notamos que uma delas desvia o feixe de luz polarizada para a direita, sendo denominada de dextrogiro (ácido d-lático);e a outra desvia para a esquerda, denominada de levogiro (ácido ℓ-lático). O ácido lático dextrogiro é obtido pela ação de bactérias no extrato de carne, e o ácido lático levogiro a partir dafermentação da sacarose pelo Bacillus acidi levolactiti.

As moléculas desses compostos não apresentam plano de simetria. Por isso, para saber se uma molécula apresenta isomeria óptica, utiliza-se comorecurso comparar a sua estrutura com a estrutura determinada por sua imagem diante de um espelho.
Uma estrutura para ser considerada simétrica precisa apresentar um plano de simetria: Quando colocadadiante de um espelho reflete uma imagem idêntica a ela.
O reflexo de nossa mão esquerda em um espelho plano produz uma imagem revertida (contrária) que corresponde à mão direita, dizemos então que essaé uma imagem assimétrica, não sobreponível. .
Compostos assimétricos: a imagem refletida é diferente da original. Opar objeto-imagem não são sobreponíveis. .
A assimetria molecular ocorre quando existir, na...
tracking img