Isolamente e Precauções de Isolamento

2468 palavras 10 páginas
Belo Horizonte
2013
1 INTRODUÇÃO
Um dos grandes riscos do hospital é a transmissão de bactérias e outros microorganismos entre pacientes colonizados/infectados para pacientes suscetíveis e para os profissionais de saúde.
O isolamento de pacientes com doenças infecto-contagiosas é já bastante antigo, (séc., XVIII). Os pacientes eram isolados em hospitais próprios (Ex. hospitais de doenças infecciosas, hospitais para tuberculose).
As recomendações relativas a isolamento e precauções são dinâmicas, uma vez que novas doenças e agentes infecciosos são continuamente descobertos. 2 DEFINIÇÃO DE ISOLAMENTO
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
A propagação de uma infecção requer três elementos:
1. Fonte de microorganismos (agente infectante)
2. Hospedeiro suscetível
3. Meios de transmissão do microorganismo.
Como não é possível, maioria das vezes, interferir nos dois primeiros fatores, cabe então atuar nos mecanismos de transmissão.
FONTES
* Pacientes, profissionais de saúde e, ocasionalmente, visitantes. Incluem pessoas com doença aguda, no período de incubação de uma doença, portadores crônicos de um agente infeccioso e pessoas colonizadas por um agente infeccioso, mas sem doença aparente.
HOSPEDEIROS
A resistência a microorganismos patogênicos varia de pessoa a pessoa.
Fatores como: idade, doença de base, uso de antibióticos, corticosteróides e imunossupressores e procedimentos invasivos, entre outros, podem tornar os hospedeiros mais suscetíveis a infecções.

Isolamento do Paciente
• O que é e para que serve.
ISOLAMENTO: Técnica utilizada para prevenir a transmissão de microorganismos a partir de pacientes infectados ou colonizados para outros pacientes, profissionais de saúde e visitantes. Os tipos de isolamento são baseados no conhecimento da forma de transmissão do microorganismo.
PRECAUÇÕES: Aplicação de técnicas em qualquer paciente hospitalizado, independente do isolamento físico ou como complemento deste, visando

Relacionados

  • Nr 10
    30054 palavras | 121 páginas
  • Ligantes
    24996 palavras | 100 páginas