Iso qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO

Muitos notam a falta de correspondência entre a sigla oficial ISO e o nome International Organization for Standardization. Não deveria ser ISO? De fato, “iso” é uma palavra derivada do grego isos, significando “igual”, que deu origem ao prefixo “iso- ”, utilizado em grande quantidade de termos (por exemplo, isométrico, isotomia). Além disso, a sigla tem a vantagem de ser válidanos dois idiomas oficiais da organização: inglês e francês. Outro ponto interessante é que, no inglês (britânico) escreve-se standardisation e organisation, como “s” em lugar de “z”.
A ISO é uma organização não-governamental internacional, que reúne mais de uma centena de organismos nacionais de normalização.

HISTÓRICO

Em uma reunião em Londres em 1946, representantes de 25 paísesdecidiram criar uma organização internacional com o objetivo de facilitar, em nível mundial, a coordenação e a unificação de normas industriais. Essa organização, com sede em Genebra, Suíça, começou a funcionar oficialmente em 23 de fevereiro de 1947 com a denominação Organization for Standardization (ISO), ou Organização Internacional de Normalização.
Ela visa promover a normalização da escalainternacional, em atividades voltadas para ciência, tecnologia e economia. É, portanto, uma forma útil para que uma organização seja capaz de demonstrar que está gerenciando o seu negócio e assim, alcançar uma qualidade constante.
Tem sua origem historicamente nos resultados da evolução de normas instituídas inicialmente pela segurança das instalações nucleares e confiabilidade de artefatosmilitares e aeroespaciais.
O padrão de referência internacional para a normalização de sistemas da qualidade só foi possível com o surgimento das normas BS 4891 e BS 5179, que tinham caráter de código de práticas, sem qualquer aplicação em situações contratuais, mas que, em 1979, orientaram o surgimento da norma BS 5750, que continha, na sua parte I, uma especificação para sistema da qualidade, e naspartes 2 e 3, especificações para sistemas de inspeção. A parte I da BS 5750 começou a ser usada em relações contratuais. O British Standard Institute (BSI) iniciou então um processo de certificação da terceira parte, para avaliar e cadastrar empresas que estivessem em conformidade com os requisitos dessa norma.
Finalmente, em 1987, a ISO lançou a família de normas ISO 9000, fortemente baseadasnas normas britânicas da qualidade e nas experiências e contribuições de especialistas e representantes de diversos países, e que conseguiram superar divergências quanto a terminologia, conceitos e práticas e chegar a um resultado que pode ser considerado um marco histórico na evolução da garantia e da gestão da qualidade. A partir desse momento, essas normas começaram a evoluir.
Em 1994, foirealizada a primeira revisão geral, a fim de melhorar sua interpretação e garantir a inclusão dos aspectos preventivos da garantia da qualidade. Essa revisão foi considerada superficial, pois foram feitas apenas pequenas adequações formais, visando antecipar as grandes alterações previstas para o ano 2000.
Em 2000, ocorreu a segunda revisão, mais significativa, tendo maior ênfase não só osaspectos industriais como também os de serviços.
A necessidade de as empresas se comunicarem aos seus clientes e ao mercado a adequação de seu sistema da qualidade às normas de referência originou a atividade de certificação.

OBJETIVO

Promover a normalização de escala internacional, em atividades voltadas para a ciência, tecnologia e economia mediante o estabelecimento de conjunto único demedidas para garantir a qualidade.

PRINCIPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

A NBR ISO 9001:2000 traz em seu escopo 8 princípios básicos para a Gestão da Qualidade, nos quais o Sistema da Organização deve estar fundamentado:

1 – Organização focada no cliente
Os clientes são a razão de ser das organizações, portanto para que elas consigam sobreviver, é necessário que eles tenham sua necessidade e...
tracking img