Iso 9001 vs fnpq

861 palavras 4 páginas
Unifacs - Universidade salvador
Introdução a engenharia
Orientador: Olivio Cezar Rodrigues Da Silva
Ian Jezler Trindade, Pedro Henrique Gomes Martinez

ISO 9000
A expressão ISO 9000 se refere a um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para empresas de diversos ramos, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
A sigla "ISO" refere-se à denominação de igualdade, pois o sistema prevê que os produtos passem pelo mesmo processo produtivo para todas as peças e componentes. Muitas pessoas confundem com a denominação da própria organização, porém não se atentam que a sigla da entidade é IOS International Organization for Standardization (Organização internacional para a padronização), organização não-governamental fundada, em Genebra em 1947, e hoje está presente em cerca de 162 países. A sua função é promover a normatização de produtos e serviços.
Este conjunto de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. E aplicam-se a campos distintos como materiais, produtos, processos e serviços.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que garante maior organização, produtividade e credibilidade; elementos facilmente identificáveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional.
O Brasil está no no grupo dos países que mais crescem em número de certificações em 2010, com aumento de 4.009 certificações, logo atrás da Itália (8.826), Rússia (9.113) e China (39.961) que lidera o grupo.

Critérios para a normatização

As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa deve tomar a visando atender plenamente os requisitos de qualidade. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem

Relacionados